Equipe multiprofissional e usuários comemoram um ano de funcionamento do CAPS AD II, em Barreiras

Inaugurado em outubro de 2018, em Barreiras, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD II reuniu usuários dos serviços e familiares, servidores da secretária municipal de saúde e a equipe multiprofissional para celebrar o aniversário de um ano do CAPS. O café da manhã comemorativo foi realizado na manhã dessa quinta-feira, 24.

O CAPS AD II funciona no Bairro Vila Rica, e tem hoje cerca de 120 usuários cadastrados. No local, que atende pessoas a partir de 16 anos com dependência em álcool e outras drogas, são ofertados gratuitamente serviços como acompanhamento psicológico, oficinas terapêuticas e terapias ocupacionais.

“Neste período de funcionamento, tivemos muitas experiências marcantes, usuários com alta do serviço, outros com grande melhora no controle da dependência que dão continuidade ao tratamento. Temos ainda dependentes que conseguiram resgatar o vínculo familiar com o apoio do CAPS AD. Hoje, a maioria dos atendidos apresenta dependência alcoólica”, destacou Denny Samper, coordenadora de saúde mental do município.

O atendimento no Centro é feito a partir das 7h até as 17h, com encaminhamentos ou ainda por demanda espontânea. O CAPS AD II, de Barreiras, é o primeiro da modalidade, instalado no Oeste baiano. Segundo o coordenador, Cesar Lucchese, o café da manhã comemorativo também é uma forma de compartilhar experiências, promovendo a interação com os familiares dos usuários, que são componentes importantes na recuperação dos dependentes de álcool e outras drogas.

“Nós, do CAPS AD II, estamos felizes em comemorar o aniversário de um ano da unidade, um serviço importante para a sociedade por tratar de pessoas de vulnerabilidade pelo uso de álcool e outras substâncias psicoativas, devolvendo a autoestima promovendo a reinserção com a sociedade e familiares. Um dos nossos usuários ressaltou que hoje ele está bem graças ao CAPS e sua equipe de funcionários, isso é muito gratificante e nos mobiliza a fazer um trabalho ainda melhor”, concluiu o coordenador do CAPS AD II.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo