Equipe Multiprofissional de Barreiras realiza tratamento de crianças com microcefalia

Desde que nasceu com microcefalia, o filho de dona Maiana, o pequeno Nicolas de um ano e quatro meses, faz o tratamento com a equipe multiprofissional do Centro de Prevenção e Reabilitação de Deficiências do Oeste da Bahia – Ceproeste. Assim como ele, o Ceproeste atende crianças com microcefalia dos 28 municípios da macrorregião oeste.

A microcefalia trata-se de uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico menor que o normal.
O acompanhamento médico dos bebês que nascem com microcefalia é essencial para o seu desenvolvimento, dessa forma, com a equipe composta por neurologista, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e enfermeiro do Ceproeste, nos atendimentos são promovidos estimulação precoce e terapias. É um atendimento prioritário e realizado de segunda a sexta-feira.

Conforme o Coordenador técnico, a criança recebe atendimento desde o nascimento até quando necessitar da equipe multiprofissional.

“Atualmente atendemos nove crianças de Barreiras e região, é uma pequena quantidade, porque muitas pessoas não têm conhecimento desse tipo de atendimento no Ceproeste. Por ser um tratamento contínuo, essa criança tem que ser atendida de alguma maneira, pois, garante a ela um melhor desenvolvimento na fala, na coordenação motora e também na qualidade de vida”, destacou Uilliam Queiroz.

Para realizar o cadastro que dar acesso ao atendimento de microcefalia no Ceproeste, os pais ou responsável pela criança que mora em outra cidade, devem enviar um email através do endereço: ceproeste@yahoo.com.br com o anexo da ficha de referência e o relatório médico. Depois de uma análise, é feito uma triagem e iniciada o tratamento com equipe multiprofissional. Para os moradores de Barreiras, o procedimento é feito com o laudo médico direto na sede do Ceproeste.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo