Equipe da Secretaria Municipal de Saúde participa da Tribuna Popular e fala sobre o Novembro Azul, em Barreiras

Na noite desta quarta-feira (10), o médico urologista, Dr. Kevin Tavares e o enfermeiro e coordenador do Centro Especializado de Atendimento ao Homem (CEAH), José Itamar, usaram a Tribuna Popular do Plenário Aroldo Cavalcante, da Câmara de Vereadores, para falar sobre o Novembro Azul na rede municipal de saúde, bem como, sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata.

Durante a explanação da temática, o urologista da rede municipal de saúde, destacou informações relacionadas à doença. “Hoje estamos usando esse espaço, para falar de um assunto tão importante que é a saúde do homem, além de falar sobre os cuidados e a prevenção, o objetivo é incentivar a população masculina a cuidar da saúde e a fazer exames para a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. É necessário mudar o comportamento dos homens conscientizando-os sobre a importância da prevenção”, disse Dr. Kevin Tavares.

Em Barreiras, durante todo o mês que é dedicado à saúde do homem e direcionado à prevenção do câncer de próstata, a Atenção Primária, através das equipes de saúde da família está realizando salas de espera, rodas de conversas voltadas para a saúde masculina, bem como, o rastreamento através do PSA total e livre de casos suspeitos, conforme Nota Informativa nº 09/2019 – LACEN/SUVISA/SESAB.

O enfermeiro e coordenador do CEAH, ressaltou alguns inimigos da prevenção, como o machismo e o preconceito, fazendo com que alguns casos sejam descobertos tardios. “Se detectada em estágios iniciais, a doença pode ser tratada de forma efetiva com grandes chances de cura, precisamos chamar a atenção para o estigma que a doença e o exame têm na sociedade”, pontuou José Itamar.

Estiveram presentes o Tenente Romenil (83ª CIPM), Sargento Adailton (Rondesp) e o Capitão Ramos (17° Grupamento de Bombeiros Militar).

Dircom/PMB 10.11.2022