Equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Barreiras participa do primeiro encontro do Clave em Educação Ambiental

Na manhã desta segunda-feira (24), foi realizado o primeiro encontro do Clave de Barreiras através do Projeto Vozes, considerado o primeiro passo para a elaboração de um programa consorciado de educação ambiental na região. O Coletivo Clave é um grupo de trabalho democrático e inclusivo em que participam diversos segmentos da sociedade, educação, poder público e iniciativa privada com o objetivo de integrar os participantes a respeito da educação ambiental.

Participaram do evento a subsecretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marisa Costa, acompanhada do coordenador de Educação Ambiental, Ronaldo Ursulino, da engenheira agrônoma Daiane Rocha, coordenadora de projetos Maria da Penha, a especialista em educação Valesca Landim e a coordenadora de Programas Educacionais da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Iliege Maria Viana. O encontro também contou com a participação de representantes da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Núcleo Territorial de Educação (NTE 11/Barreiras), com transmissão pelo Google Meet.

O Projeto Vozes surgiu através da parceria entre o Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (Consid), Ministério Público da Bahia, UFOB e UNEB. A proposta do Coletivo Clave é elaborar o programa comum de Educação Ambiental do Oeste da Bahia de forma participativa e através de processos formativos baseados em auto diagnóstico e elaboração de projetos validados pelas Políticas Nacional e Estadual de Educação Ambiental com ênfase na Gestão de Resíduos Sólidos.

Na oportunidade, foram discutidas as orientações e estratégias para início do Programa Ambiental, além das responsabilidades e atribuições dos municípios consorciados. Também participou da pauta a discussão dos processos formativos e as indicações dos representantes para desenvolverem o grupo de trabalho e de elaboração dos Termos de Referência para Projetos, Programas e Planos de Educação Ambiental.

“Através da coordenação do Consid, estamos elaborando esse Projeto com a participação de todos os envolvidos. Com o tema de “Como a educação ambiental vai caminhar em seu município”, foi possível ouvir propostas e colocar em destaque as primeiras ações possíveis para Barreiras e região Oeste”, destacou Marisa Costa, subsecretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Dircom/PMB – 24.01.2022 

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo