Encerrando as ações do Outubro Rosa, Centro de Atendimento à Mulher de Barreiras realiza mutirão de inserção de DIU e orientações sobre o câncer de mama

Durante todo esse mês o Centro de Atendimento à Mulher (CAM) realizou várias palestras e ações voltadas para a temática do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, apresentando inclusive, a importância da realização de exames periódicos, do diagnóstico precoce e do tratamento. Nesta quinta-feira (28), o CAM realizou um mutirão de inserção de DIU de cobre (dispositivo intrauterino) e orientações sobre o câncer de mama para mulheres de Barreiras.

Com durabilidade de 10 anos, o DIU de cobre é um pequeno objeto que é inserido no útero para atuar como método contraceptivo. Nesse mutirão estão sendo atendidas mulheres de 19 anos a 35 anos, e conforme a coordenadora de enfermagem e enfermeira técnica da ginecologia, Alzira Prado, é um método seguro.

“O DIU de Cobre é um dispositivo intrauterino não hormonal de longa duração, onde sua principal finalidade é para prevenção da gravidez possuindo taxa de eficácia superior a 99%, além disso, pode ser utilizado durante o período de amamentação e por mulheres em idade reprodutiva. O Centro de Atendimento à Mulher (CAM) oferece esse serviço rotineiramente, a paciente deve procurar a Unidade de Saúde do seu bairro para o programa de planejamento familiar e posteriormente ser encaminhada para inserção do DIU”, explica Alzira.

O Centro de Atendimento à Mulher fica localizado na Rua Aníbal Alves Barbosa, nº 396, centro. Através dos agendamentos realizados pelas Unidades e Postos de Saúde do município é ofertado diariamente atendimento de média complexidade como: colposcopia, biópsia, cauterização, inserção e retirada do DIU, também exames transvaginal de mama e obstétrica, consultas ginecológicas, pré e pós-operatório.

“Hoje serão atendidas exclusivamente 15 mulheres que optaram pela inserção do DIU como método contraceptivo. Durante a semana, atendemos mais de 300 mulheres nos diversos procedimentos disponíveis no CAM, tanto de Barreiras como dos 36 municípios pactuados. É fundamental o cuidado com a saúde da mulher, essas ações do Outubro Rosa teve esse objetivo, de mostrar para a mulher a importância do cuidado individual, de observar o corpo, do autoexame de mama e dos vários métodos contraceptivos, em especial nessa ação, o DIU”, destacou a coordenadora do CAM, Lidiana Borges.

Dircom/PMB – 28.10.2021

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo