Empreendedores de micro e pequenas empresas são premiados pela Prefeitura de Barreiras

Histórias de superação e recomeço emocionaram o público presente no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, durante a primeira edição do Prêmio Empreendedor Destaque, na noite desta quinta-feira, 03. Com o apoio da Sala do Empreendedor, o CrediBahia selecionou seis casos de sucesso de micro e pequenos empresários que alcançaram autonomia financeira utilizando os suportes fornecidos pela Prefeitura de Barreiras e parceiros, que vão desde cursos de qualificação até a liberação de crédito a juros baixos.

“Hoje o significado é muito maior do que simplesmente festejar, é dia premiar, homenagear os empreendedores que iniciaram seus negócios com a gente e atualmente são destaques nas suas respectivas áreas. Isso reflete todo o nosso trabalho que tem todo o apoio da Prefeitura de Barreiras, do Desenbahia, do Sebrae e da Sala do Empreendedor, assim conseguimos formalizar as atividades dos micro e pequenos empreendedores e acompanhar seu desenvolvimento no dia a dia”, comentou Lucinha Souza, coordenadora do CrediBahia.

A premiação foi organizada pela Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, por meio do CrediBahia, com o apoio da Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, dentro dos Projetos Facilitando e Cidade Social. Barreiras está entre os municípios do estado, que mais se destacam na concessão de crédito aos pequenos empreendedores, desde o início desta gestão foram mais de três milhões de reais.

“O CrediBahia garante ao pequeno o direito de pensar grande, e é justamente isso que vemos aqui esta noite, quem está aqui é porque além de pensar grande está rompendo barreiras. Temos 178 municípios atendidos pelo CrediBahia, e Barreiras libera por ano quase 1, 5 milhão de reais somente para o pequeno e micro empreendedor, então esta equipe está de parabéns porque trabalha com critérios e determinação”, destacou Valda Santana, supervisora da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia – SETRE/DESENBAHIA.

Sob o olhar atento dos familiares, Bruno Nere, fundador da BN Coaching e um dos premiados da noite, contou um pouco da sua história de vida e da importância da formalização para expansão das atividades dos microempreendedores individuais no ambiente de negócios. Segundo ele, a família e os outros indivíduos também tem um papel importante no incentivo ao crescimento pessoal. “Na vida o que motiva a gente são as pessoas, cada um que está aqui é por conta de outra pessoa, e é maravilhoso ter quem acredita na gente. A cada um que chega pra comprar o salgado, o beiju, para comprar frutas, verduras ou para arrumar as “madeixas”, tudo isso é feito por conta de uma outra pessoa. Então, eu me sinto muito feliz e lisonjeado por esse momento, que eu não esperava e não imaginava”, acrescentou Nere.

Também prestigiaram o prêmio Destaque Empreendedor, a secretária de administração e planejamento, Gislaine Barbosa, o secretário de indústria comércio e serviços, Carlos Costa, a coordenadora da sala do empreendedor, Kézia Melo, a vice-prefeita e secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, chefe de gabinete, Marileide Carvalho, o gerente regional do Sebrae, Emerson Cardoso e o presidente da CDL, André Braga. Na plateia, vários secretários municipais, sociedade e representantes de órgãos ligados ao desenvolvimento econômico regional acompanharam a programação.

“Esse é um trabalho feito em equipe, árduo, de convencimento e dedicação, de não só oferecer o crédito ao empreendedor, mas dar o auxílio e acompanha-lo para evitar a inadimplência. Aos poucos nós fomos fortalecendo o CrediBahia, com o apoio do Desenbahia, da Secretaria Municipal de Administração que reestruturou a nossa Sala do Empreendedor. E Hoje o destaque fica por conta de cada empreendedor presente, que pode ser um incentivador para o surgimento de novos negócios”, concluiu Karlúcia Macêdo.

Os presentes também puderam acompanhar um documentário com um pouco da história de cada premiado de 2019.