Emoção marca cerimônia de entrega da Escola Municipal Celso Barbosa dos Santos, em Barreiras

A entrega da Escola Municipal Celso Barbosa dos Santos marcou o início de uma extensa programação de inaugurações e lançamentos de obras, elaborada pela Prefeitura de Barreiras para essa sexta-feira (14). Presentes ao evento, no bairro Morada da Lua, além de representantes do Executivo e do Legislativo, filhos do homenageado Celso Barbosa e da professora Arlette Moreno que deu nome ao auditório da unidade escolar. Compõe o prédio, além do auditório, ginásio de esportes, sala de Atendimento Educacional Especializado, laboratórios e 18 salas de aula, sendo esta a segunda unidade nesse modelo construída pela atual gestão entregue a população do Município.

A secretária de educação, Cátia Alencar, lembrou que as novas escolas que estão sendo construídas elevam a estrutura da educação no município. “As novas escolas no padrão da Celso Barbosa, externam todo o cuidado que a gestão tem com a educação em nossa cidade, provendo espaços pensados para proporcionar conforto e praticidade para alunos e professores, além de contribuir para colocar um fim aos anos e anos de aluguéis em prédios inadequados”. Ela destacou que a educação tem se mantido em atividades neste momento de pandemia, com 96% das escolas em educação remota e que oferecerá um ensino ainda de mais qualidade quando as aulas presenciais retomarem. “Nossos alunos contarão com prédios novos e readequados, isso é mais conforto, segurança e, consequentemente, um melhor aprendizado”, disse.

O prédio recebeu o nome de Celso Barbosa dos Santos, pai do prefeito de Barreiras e de outros sete filhos. Em nome da família, o filho Jéfferson Barbosa agradeceu a homenagem destacando a visão que o pai tinha, de priorizar a educação. “Ele enxergava a educação como forma de crescimento do ser humano. Investiu primeiro nos irmãos, trazendo-os para estudar aqui em Barreiras e depois, nos filhos, que fez questão que se formassem no ensino superior”, disse. Presentes, ao lado de Jéfferson, além do prefeito, os filhos Jeanne, Demir, Gilson e Joseilton se emocionaram com a homenagem.

Durante a cerimônia, para poucos participantes em razão do distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus e transmitida pelas redes sociais da prefeitura, o Prefeito de Barreiras se mostrou bastante emocionado diante da homenagem ao pai e a recente ausência da mãe, Dona Nina, que faleceu há nove dias. O legado deixado por Celso Barbosa foi destacado, principalmente por sua participação na política, como vereador de Barreiras e como um dos apoiadores da emancipação do município de São Desidério, onde foi também vereador.

Participaram da solenidade que iniciou com o hasteamento das bandeiras a vice-prefeita, a primeira dama Marisete Bastos, o Presidente da Câmara, vereadores e os secretários de governo João Sá Teles (Infraestrutura), Demósthenes Júnior (Meio Ambiente) e Júnior Sampaio (Segurança Cidadã).

Auditório Arlette Moreno dos Santos – A homenagem a professora Arlete Moreno foi acompanhada pelo viúvo Antenísio Rocha dos Santos e pela filha Rita e a sobrinha Emília Moreno (subsecretária de educação de Barreiras). A filha Rita agradeceu a homenagem realizada pela administração municipal à mãe, que também foi vereadora por três mandatos e vice-prefeita da cidade. “Em nome da família Moreno, nossa gratidão por eternizar o nome de nossa mãe neste belíssimo auditório que certamente será espaço de promoção da cultura, entretenimento e educação de Barreiras”, finalizou.