Em reunião, conselheiras discutem Plano de Trabalho Anual do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres

Nesta manhã de terça-feira (22), na Casa dos Conselhos, representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Barreiras (CMDM) participaram da primeira reunião presencial para discutir, entre outros assuntos, as sugestões para elaboração do Plano de Trabalho Anual. O conselho é uma nova representatividade, que em março passado, realizou a primeira eleição de diretoria, assumindo a presidência, Karlúcia Macêdo, que também responde pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras.

A presidente conduziu a reunião com a participação das conselheiras governamentais e representantes da sociedade civil, buscando ações para ampliar as políticas públicas para as mulheres. As conselheiras apresentaram propostas de produção da Cartilha de Orientação sobre os órgãos que atendem a política dos Direitos das Mulheres no município, com detalhes de locais e serviços, facilitando assim, o acesso das mulheres em situação de vulnerabilidade. Outra sugestão foi a criação de uma campanha municipal que diz respeito à mulher no trânsito, além da apresentação do Plano de Trabalho da Instituição ONG Forte por Ser Mulher com deliberação favorável do Conselho.

“Estamos em nossa primeira reunião presencial, tomando todas as medidas preventivas contra a Covid-19, com foco na discussão de ações que beneficiem as mulheres. Nossos encontros têm acontecido de modo virtual, porque precisamos manter essa conexão de ampliar a rede de assistência às mulheres, estruturar o novo conselho e melhorar sempre o acesso aos direitos”, explicou a presidente Karlúcia.

Ao final do encontro, a presidente e as conselheiras definiram para o dia 29, a agenda de visitação ao Centro de Referência em Atendimento à Mulher- CRAM e a ONG Forte por Ser Mulher, para conhecer de perto as ações desenvolvidas nos equipamentos de proteção à mulher.