Em parceria com a Prefeitura de Barreiras, Polícia Militar da Bahia inaugura Escolinha de Trânsito

Ensinar para as crianças desde cedo as regras do trânsito é uma questão de cidadania e segurança, com esse propósito, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito participou da entrega da Escolinha de Trânsito: Educação e Cidadania, que passa a funcionar no 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC). A escola é um projeto em parceria com a Polícia Militar da Bahia, a Prefeitura de Barreiras, o Rotary e a Auto Escola Camila.

A cerimônia de inauguração aconteceu nessa quarta-feira (14) com a presença do secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio, subsecretário Cristiano Rans, diretor de trânsito Rondinelle Carvalho, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), o coronel do 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) Miguel Gazola, bombeiros militares, membros do Rotary, demais autoridades militares da Polícia Militar que foram recepcionados pelo comandante do 10º BEIC, Ten. Cel. Camilo Uzêda e o comandante do CPRO, Osival Cardoso.

O projeto da Escolinha de Trânsito é integrado aos parceiros, e conta com pista de simulação equipada com sinalização de ciclovia, vagas para estacionamento, área de ultrapassagem, placas e ciclomotores de carro, moto e também patinete. Além disso, ainda conta com o espaço pedagógico para aulas teóricas que receberá crianças e estudantes da rede pública e privada.

De acordo com o comandante do 10º BEIC, a Escolinha de Trânsito funcionará diariamente com aulas teóricas e práticas, e ficará aberta para as crianças conhecerem o projeto. “Estamos abrindo mais essa oportunidade de aproximar a população da Policia Militar, levando além da segurança pública, a oportunidade de aprender desde a infância como formar cidadãos e condutores conscientes para o trânsito. É um projeto pioneiro no Oeste da Bahia e agradecemos aos parceiros que abraçaram a iniciativa”, disse o Ten. Cel. Camilo Uzêda.

O secretário de segurança cidadã e trânsito, Júnior Sampaio explica que a parceria com a PM é permanente, e neste projeto, a prefeitura realizou toda pavimentação asfáltica no pátio do batalhão e pista de simulação.

“Somos parceiros da Polícia Militar da Bahia e neste projeto da Escolinha de Trânsito vamos atuar em conjunto com nossa equipe da Cootrans e reforçar ainda mais a participação das escolas municipais em atividades de educação no trânsito, incentivando a adoção de valores, posturas e atitudes seguras no trânsito”, destacou o secretário Júnior Sampaio.

Ao final, o subsecretário Cristiano Rans e o diretor municipal de trânsito Rondinelle Carvalho, servidores efetivos com formação de instrutores de trânsito, se colocaram à disposição da Escolinha e 10º BEIC, para instrução e acompanhamento de atividades, lembrando que no dia 18 de setembro inicia a Semana Nacional de Trânsito em Barreiras.

Dircom/PMB- 15.09.2022