Em parceria com a Prefeitura de Barreiras, 1º Torneio da Liga Ufobiana de Xadrez é realizado no Palácio das Artes

A Liga Ufobiana de Xadrez (LUXA) realizou na tarde de sábado (06) seu primeiro torneio, no Palácio das Artes. Resultado da parceria entre a Biblioteca Municipal Folk Rocha, Clube de Xadrez de Barreiras (CXB) e Projeto Brincar e Viver (coordenado pela Secretaria Municipal de Educação), o evento contou com 143 participantes entre acadêmicos da UFOB, alunos da rede municipal de ensino e comunidade.

Os competidores foram divididos em 6 categorias: Sub 12, Sub 15 e Livre, todas com subdivisão em masculino e feminino. A participação de onze alunos, acompanhados de professores do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus – CESCJ mostrou mais uma vez a competência desta atividade no desenvolvimento pleno dos estudantes.
“As alunas Ana Lucia Pereira (9º ano) disputou na categoria sub 15 e Sarah Ribeiro Damasceno (6º ano) na categoria sub 12, elas foram medalhistas alcançando a 6ª colocação, no torneio. Além de contarmos com alguns pais, tivemos a presença da equipe pedagógica e gestora da escola prestigiando, valorizando e incentivando a participação dos nossos alunos, visto que a existência do Clube Master de Xadrez na instituição desde o ano de 2013 tem proporcionado o desenvolvimento de habilidades tais como raciocínio lógico, concentração, criatividade, tomada de decisão entre outras”, comentou o vice-diretor do Centro Educacional, Eduardo Ribeiro.
Segundo o coordenador Domingos da Silva, o torneio é uma forma de dar visibilidade às atividades da Liga e promover a interação com a sociedade. O objetivo é realizar ações diversas, tomando o xadrez como base para o desenvolvimento social e cognitivo dos indivíduos.

“O evento teve como objetivo a difusão do xadrez como prática, arte e esporte na comunidade. Assim, dentro de uma perspectiva de atividade de extensão da UFOB, o projeto conseguiu extrapolar os muros da cidade, contando inclusive com participantes de outras cidades da região, como Ibotirama e Oliveira dos Brejinhos”, pontuou o coordenador da LUXA.

Mais de 50 alunos das Escolas Municipais Eurides Sant’Anna e Sagrado Coração de Jesus, além da escola Lar de Emmanuel, participaram em busca dos troféus e medalhas. O aluno Murilo Harff, da Escola Lar de Emmanuel, chegou empolgado e obteve destaque em sua categoria. “O xadrez melhorou muito minha concentração, conhecimento e habilidade em disciplinas como matemática que dependem de raciocínio lógico”, disse o jovem de 10 anos, que conquistou o terceiro lugar na categoria masculino sub 12.
.
Confira a lista dos premiados em cada categoria de disputa:

Categoria LIVRE (Masculino):
1º Vitor Vilasboas de Oliveira
2º Marcelo dos Santos Figueredo
3º Gerson Zacarias Rocha
4º Carlos Henrique Santos
5º Dionísio Dantas Rocha
6º Isaias Monteiro

Categoria LIVRE (Feminino):
1º Thatiani Ferreira Melo
2º Carla Gabriela
3º Karoliny Oliveira
4º Lavínia de Macêdo Barbosa
5º Dalziza Almeida de Macêdo Barbosa
6º Eulalia dos Anjos

Categoria Sub15 (Masculino)
1º Lucio Flávio dos Santos Quinteiro
2º Lucas Loiola
3º Andrey Almeida
4º Gabriel Mendes Barboza
5º Washington Luiz Leite de Oliveira
6º Josemar Victor

Categoria Sub15 (Feminino)
1º Danielle da Rocha
2º Geovanna Letícia Gomes
3º Beatriz dos Santos
4º Lara Michelle dos Anjos
5º Lídia Beatriz Soares Teixeira
6º Ana Lúcia

Categoria Sub12 (Masculino)
1º Thales Aryel Lopes Silva
2º Theo Thagory Lopes Silva
3º Murilo Harff
4º Gabriel Bastos
5º Davi Ybson Guedes Ferreira
6º Pedro Henrique

Categoria Sub12 (Feminino)
1º Yasmin Rodrigues da Silva
2º Karolayne dos Santos
3º Thais Matias
4º Adrielly Josiene Gomes da Silva
5º Tayna dos Anjos
6º Sarah Ribeiro Damasceno

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo