Em parceria com a Prefeitura de Barreiras, 1º Torneio da Liga Ufobiana de Xadrez é realizado no Palácio das Artes

A Liga Ufobiana de Xadrez (LUXA) realizou na tarde de sábado (06) seu primeiro torneio, no Palácio das Artes. Resultado da parceria entre a Biblioteca Municipal Folk Rocha, Clube de Xadrez de Barreiras (CXB) e Projeto Brincar e Viver (coordenado pela Secretaria Municipal de Educação), o evento contou com 143 participantes entre acadêmicos da UFOB, alunos da rede municipal de ensino e comunidade.

Os competidores foram divididos em 6 categorias: Sub 12, Sub 15 e Livre, todas com subdivisão em masculino e feminino. A participação de onze alunos, acompanhados de professores do Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus – CESCJ mostrou mais uma vez a competência desta atividade no desenvolvimento pleno dos estudantes.
“As alunas Ana Lucia Pereira (9º ano) disputou na categoria sub 15 e Sarah Ribeiro Damasceno (6º ano) na categoria sub 12, elas foram medalhistas alcançando a 6ª colocação, no torneio. Além de contarmos com alguns pais, tivemos a presença da equipe pedagógica e gestora da escola prestigiando, valorizando e incentivando a participação dos nossos alunos, visto que a existência do Clube Master de Xadrez na instituição desde o ano de 2013 tem proporcionado o desenvolvimento de habilidades tais como raciocínio lógico, concentração, criatividade, tomada de decisão entre outras”, comentou o vice-diretor do Centro Educacional, Eduardo Ribeiro.
Segundo o coordenador Domingos da Silva, o torneio é uma forma de dar visibilidade às atividades da Liga e promover a interação com a sociedade. O objetivo é realizar ações diversas, tomando o xadrez como base para o desenvolvimento social e cognitivo dos indivíduos.

“O evento teve como objetivo a difusão do xadrez como prática, arte e esporte na comunidade. Assim, dentro de uma perspectiva de atividade de extensão da UFOB, o projeto conseguiu extrapolar os muros da cidade, contando inclusive com participantes de outras cidades da região, como Ibotirama e Oliveira dos Brejinhos”, pontuou o coordenador da LUXA.

Mais de 50 alunos das Escolas Municipais Eurides Sant’Anna e Sagrado Coração de Jesus, além da escola Lar de Emmanuel, participaram em busca dos troféus e medalhas. O aluno Murilo Harff, da Escola Lar de Emmanuel, chegou empolgado e obteve destaque em sua categoria. “O xadrez melhorou muito minha concentração, conhecimento e habilidade em disciplinas como matemática que dependem de raciocínio lógico”, disse o jovem de 10 anos, que conquistou o terceiro lugar na categoria masculino sub 12.
.
Confira a lista dos premiados em cada categoria de disputa:

Categoria LIVRE (Masculino):
1º Vitor Vilasboas de Oliveira