Em homenagem aos agricultores, Prefeitura de Barreiras realiza Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade

Presentes na mesa de todo brasileiro, os frutos da agricultura são parte dos itens que alavancam o mercado e o cenário econômico do país. Para comemorar a importância do agricultor e o seu dia, 28 de julho, a Prefeitura de Barreiras reuniu entidades, empresas parceiras, instituições de ensino e associações com o objetivo de realizar a primeira edição da Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade, de 22 a 28 de julho.

“A semana terá como foco a mobilização dos agricultores e parceiros para o intercâmbio de técnicas e de conhecimentos da agricultura sustentável, com possibilidade de vir a expor os frutos de suas atividades. São prioridades para a Semana do Agricultor a valorização do homem do campo, que prepara a terra, semeia, cuida, colhe e vende a base alimentar das grandes cidades”, pontuou o secretário de agricultura, José Marques.

O evento, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia, através do Projeto Vale Produtivo, está oficializado com base na Lei Nº 1.363, 23 de abril de 2019, e incluirá palestras, ações de cidadania, atividades nas escolas municipais, dia de campo e orientações aos produtores rurais sobre temas como manejo do solo, controle biológico, proteção de nascentes, cultivo de hortaliças e conservação dos recursos naturais.

A programação será iniciada no dia 22, segunda-feira, com o início das atividades do Projeto Vale Produtivo, na região do Val da Boa Esperança. O projeto Vale Produtivo oferece aos produtores apoio e assistência técnica na produção de alimentos, com fornecimento de maquinário para preparo do solo e doação de calcário. No dia 26, a Comunidade de Vereda das Lajes sediará o Dia de Campo, com a temática “Cultivo de Hortaliças em Sistema de Gotejamento”.

“No dia 28, finalizando a Semana, a Prefeitura leva as ações da Caravana da Cidadania ao Povoado do Bezerro, comemorando o Dia Nacional do Agricultor. Estará à disposição uma série de serviços de todas as secretarias municipais, com o intuito de levar atendimentos sociais e conhecimento dos serviços ofertados no município. Os moradores terão também a oportunidade de conhecer técnicas de produção de compostagem e participar da distribuição de mudas nativas do cerrado”, acrescentou Manuela Maia, assessora técnica da Secretaria Municipal de Agricultura.

Em reunião, realizada na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na tarde de quarta-feira, 17, as secretarias municipais se uniram aos parceiros para definir os últimos ajustes que darão suporte às ações de campo. Fazem parte do projeto: Secretaria de Assistência Social e Trabalho; Secretaria de Meio Ambiente e Turismo; Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Secretaria de Indústria e Comércio; Aiba; Instituto Aiba; FASB; UNEB; UNIRB; SEBRAE; JCO; NaanDanJain e BNB.
Cronograma de ações:

22/07 – No Val da Boa Esperança – Lançamento das ações do Projeto Vale Produtivo 2019/2020
23/07 – Atividades em Escolas Municipais
24/07 – Visitação de alunos a Fundação Mundo Lindo
26/07 – Em Vereda das Lages e Adjacências, Dia de Campo: “Cultivo de Hortaliças em Sistema de Gotejamento”.
28/07- Comunidade de Bezerro Caravana da Cidadania – Temática: Dia do Agricultor