Em comemoração aos 128 anos da Capital do Oeste, o município sediou o “Barreiras Empreendedora”

Dentro da vasta programação dos 128 anos de emancipação política do município, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, realizou o evento “Barreiras Empreendedora” na Praça Castro Alves com o objetivo de capacitar e treinar pessoas para o mercado de trabalho, formalizar, abrir novas empresas e regularizar o microempreendedor individual-MEI.

Além da atuação das secretarias de Industria, Comércio e Serviços, Administração e Planejamento, Meio Ambiente e Turismo, do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), Sala do Empreendedor e Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia), o Barreiras Empreendedora contou também com o apoio do sistema ‘S’ (Sesc, Senac, Sesi, Senar), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas Oeste, Estágios Integrados do Brasil (EIB), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Banco Santander.

“Essa parceria da Prefeitura com todas as instituições aqui representadas, já deu certo e veio agregar, queremos atrair mais indústrias e fortalecer ainda mais o comércio de Barreiras, para que ele cresça e gere emprego, renda e qualidade de vida, é isso que estamos buscando”, disse o secretário de indústria, comércio e serviços, Carlos Costa, que, junto com sua equipe, organizou o evento e acompanhou as ações ao longo do dia.

A supervisora da unidade regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC, Beatriz Bernardes avaliou a importância desse projeto. “A iniciativa do evento foi fantástica, porque foi uma oportunidade de reunir o sistema ‘S’, assim como outras entidades, e em conjunto, mostrar para a comunidade de Barreiras as várias possibilidades que o município tem de abraçar essas pessoas, de contribuir com elas, uma cidade empreendedora tem que ter um público capacitado. E o Senac vem com essa proposta de capacitar essa mão de obra”, disse.

O coordenador do IEL, Marcos Cordeiro falou que o evento foi de extrema importância para apresentar a comunidade barreirense quais são as instituições que estão sediadas na cidade que vieram com a intenção de contribuir, tanto com o desenvolvimento da mão de obra, como também apoiar no processo de estruturação de gestão e competitividade das empresas que hoje se instalam na cidade de Barreiras e região também.

Além de empreendedorismo, a unidade móvel do Sesi também esteve na praça, com equipamentos de segurança, normalmente, usados em obras para proteger o trabalhador e evitar maiores gravidades em caso de acidente. Foram feitas simulações de primeiros socorros em um boneco, tamanho adulto, com massagens cardíacas, com uso de desfibrilador pelo instrutor do Sesi, José Clériston.

“O Sesc teve a honra de participar do Barreiras Empreendedora, o que nos proporcionou mostrar a nossa clientela, os comerciários, prestadores de serviços e seus dependentes a nossa atuação em Barreiras e região, na área de saúde, educação, cultura, lazer e assistência social. Estão de parabéns os organizadores, eventos como esse, são sempre positivos e bem vindos para a nossa cidade”, destacou o gerente geral da Unidade Sesc, Ismael Donato.