Em comemoração ao dia dos Avós, Programa Idade Viva de Barreiras realiza semana de integração

Comemorado mundialmente em 26 de julho, o dia dos avós é uma data muito especial para os integrantes do Programa Idade Viva, em Barreiras. Reforçando a valorização aos que também são “responsáveis” em mimar e auxiliar na educação dos netos, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humanizada realizou uma semana especial, interagindo avós e netos, com brincadeiras e muita diversão.

Com alongamento e aula de zumba, a professora Cláudia Fernanda do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) iniciou as atividades, em seguida, teve lanche coletivo. Entre as dinâmicas e muita música, os netos e avós brincaram de dama, dominó e recitaram poemas. O pequeno Alerrandro Lopes acompanhou sua avó Germina Angélica, de 77 anos, nessa quinta-feira (25) nas atividades realizadas no SESC. Ela não escondeu a alegria. “Tenho quatro netos, sou uma vó coruja e gosto demais de ser vó. Alerrandro hoje está me ensinando a jogar dama, momento de pura diversão”, disse.

Com o refrão “Na casa da vovó é uma maravilha, todo fim de semana reúne a família, vovó fica contente ao lado do netinho, abraça sorridente seu neto com carinho” na ponta da língua, o grupo de avós cantaram e encantaram na semana dedicada especialmente à elas. Ao longo da programação também teve premiação e leitura de cartas encaminhadas pelos netos e filhos.

Acompanhando a bisneta Analú de quatro anos brincando no pula-pula, dona Elsa de Almeida destacou que os avós também são responsáveis pela educação e crescimento das crianças. “Tive 13 filhos, 23 netos e 10 bisnetos e sou muito grata à Deus pela minha grande família. Faço questão de acompanhar desde o início, muitos moram próximo à minha casa e na semana que não aparecem fico um pouco triste, gosto da casa cheia”, relatou.

De acordo com a coordenadora Josele Castro, a proposta foi promover uma semana de integração, onde os avós puderam levar netos e bisnetos ao Programa e participar das atividades dedicadas à eles. “Com o objetivo de homenagear toda consideração e carinho que os avós dão aos seus netos e bisnetos, propomos realizar atividades em que eles pudessem juntos participar. É muito gratificante acompanhar de perto todo esse carinho”, destacou Josele.

Nessa próxima quarta-feira (31), a Prefeitura de Barreiras através das Secretarias de Assistências Social, Educação e Saúde, realiza uma comemoração especial ao dia dos avós no Palácio das Artes, Praça Castro Alves. O evento, que começa às 8h, contará com a Unidade Móvel fazendo atendimento clínico, dentista e aferição de pressão arterial, além de testes de glicemia, também terão momentos de lazer com jogos interativos, fisioterapia, massagens e palestras educativas para os avós.