Em clima festivo, prefeito Zito Barbosa entrega reforma e requalificação das escolas Octávio Mangabeira e Eurides Sant’Anna

Na manhã de terça-feira, 19, a cidade de Barreiras recebeu mais duas grandes escolas totalmente reformadas e requalificadas. Com a solenidade de entrega do Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, no bairro São Pedro, e o Colégio de Aplicação Octávio Mangabeira Filho no loteamento Rio Grande, já totalizam 30 prédios escolares entregues no município.

A primeira entrega foi no bairro São Pedro, reforçando a magnitude do Colégio Eurides Sant’Anna que foi fundado em 1990, e completa assim 28 anos de história no seio escolar. O prefeito Zito Barbosa acompanhado da primeira dama e secretária de saúde, Marisete Bastos, vice-prefeita Karlúcia Macêdo, secretária de educação Cátia Alencar, demais secretários e vereadores foram recepcionados pela diretora Maria Célia Marques e toda a equipe de servidores.
Os estudantes aguardavam ansiosos a entrega oficial das instalações, e fizeram homenagens com danças e a apresentação da fanfarra Gaviões da FANES. O colégio Eurides Sant’Anna passou por uma intensiva reforma e requalificação, mudando o visual interno e melhorando a qualidade estrutural das 15 salas de aula, biblioteca, salas de recursos e vídeo, auditório, cantina e secretaria.

A diretora Maria Célia recordou as antigas instalações e a grande expectativa gerada nos estudantes durante as transformações estruturais que trouxeram mais dignidade e conforto à comunidade escolar.

“Somos privilegiados sim, porque temos hoje um colégio totalmente requalificado e que proporciona a comunidade euridiana melhores condições de aprendizagem em salas limpas, pintadas e climatizadas. Temos orgulho em convidar os pais, os moradores e visitantes para adentrarem e conviverem com nossa atual realidade. Sinceramente tudo que sonhamos está acontecendo, inclusive a valorização da nossa equipe composta por 74 servidores. Só temos a agradecer, a sensibilidade e compromisso do prefeito Zito e toda equipe de governo”, disse a diretora em tom emocionado.

Logo após, a comitiva foi recepcionada no Colégio de Aplicação Octávio Mangabeira Filho com a sonoridade da fanfarra Tigres da FANMAF, a diretora Maria Aparecida Alves e centenas de estudantes acompanharam o prefeito Zito que visitou as instalações do colégio decorado com temas juninos.

Especializado no ensino fundamental II, o colégio possui 19 salas de aula nos três turnos e recebe mais de 1100 estudantes diariamente. Considerado um dos maiores, e que apresentava a estrutura depredada, as equipes de trabalho fizeram intervenções na parte elétrica e hidráulica, toda a cobertura, pisos, revestimento da cantina e banheiros, troca de portas, janelas, ampliação da sala de professores, melhoria na acessibilidade, pintura da quadra, alambrado, iluminação, grades, pintura externa e interna.

Na ocasião, o estudante do 9º ano, Pedro Vinicius, representou os estudantes do colégio e cantou a música “O Bom Samaritano”, de Anderson Freire, em demonstração de fortalecimento de amor ao próximo.

Muito emocionado e rodeado de jovens e crianças, o prefeito Zito Barbosa ouviu as opiniões e as demandas, sendo solícito aos pedidos de melhoria na biblioteca, sala de vídeo e ampliação da quadra poliesportiva.

“Quando iniciamos as obras de requalificação e reforma, não tivemos a oportunidade de conversar com os alunos em função do recesso, mas agora foço questão de ouvi-los e vamos nos esforçar para atender suas demandas. Esse é nosso compromisso com a transformação da educação em Barreiras, proporcionar as nossas crianças e jovens uma escola de qualidade, que reflita diretamente na melhoria dos nossos índices no IDEB e também na valorização dos servidores com reflexos na excelência do aprendizado. Vamos seguir investindo na educação, construindo novos prédios escolares e quadras poliesportivas na zona rural e na sede do município, com a mesma qualidade”, afirmou o prefeito.