Em cerimônia, Governo Municipal empossa e dá boas-vindas aos novos gestores escolares

A Prefeitura de Barreiras empossou na tarde desta sexta-feira, 04, os 94 diretores escolares eleitos para o biênio 2019-2020 e seus respectivos vice-diretores, em solenidade realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. A vice-prefeita Karlúcia Macêdo e a secretária de educação Cátia Alencar, acompanhadas da equipe técnica da educação, aproveitaram a ocasião para desejar boas-vindas aos novos gestores.

“Hoje concretizamos uma história escrita por muitas mãos, luta de muitos que sonharam com a gestão escolar democrática e transparente. É um importante passo, coerente com a nossa meta de governar com seriedade para mudar a vida das pessoas, dando aos estudantes todas as condições necessárias para aprender em sala de aula”, disse Karlúcia Macêdo, que representou o prefeito Zito Barbosa, durante o evento.

Segundo a secretária Cátia Alencar, o ato de posse marca o início das atividades de planejamento e execução do ano letivo 2019. Ainda este mês, os professores participarão da Semana Pedagógica para discutir as diretrizes municipais, já as aulas serão iniciadas em fevereiro.

“Que nós possamos juntos trilhar os caminhos do desenvolvimento e da ética na educação. Aos gestores eleitos que fazem a educação em sala de aula acontecer, afirmo, será um ano muito proveitoso de firmação das diretrizes curriculares municipais, um ano de trabalho intenso. Aqui, o poder público, o coletivo escolar e a comunidade, estão sintonizados para garantir a qualidade dos processos educativos”, enfatizou a secretária.

Para participar do processo de eleição, os candidatos incluíram na rotina um curso de capacitação e a realização de um simulado sobre os conhecimentos da área. A professora Idalice Alves Vieira foi eleita diretora da Escola Municipal Carmosa Francisca da Silva, situada no Bairro Morada da Lua, e comentou sobre a importância da experiência na área da gestão escolar.
“Nossa expectativa é a melhor possível, o nosso foco será na organização e compromisso para elevar os índices de aprendizagem na nossa escola. A gestão é um grande desafio, pois nos permite lidar com todo o público da comunidade escolar”, comentou Idalice.

A solenidade contou ainda com as presenças do presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, do presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Hipólito dos Passos, da representante do Conselho Municipal de Educação, Luzimar Santos, da presidente do Sinprofe, Maria Rodrigues, da presidente do Sindsemb, Carmélia da Mata, dos vereadores Alcione Rodrigues, B.I., Cesar da Vila e Sobrinho, secretários da administração municipal e convidados.

Ao final do evento, foram eleitos os representantes dos gestores no Conselho Municipal de Educação, são eles: Ana Maria de Alencar Vieira (Titular) e Gerivaldo Conceição dos Santos (Suplente).