Em cerimônia festiva, mais de 700 alunos das escolas municipais participam da formatura do Proerd em Barreiras

Em clima de festa, cerca de 700 alunos do 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino, participaram nesta terça-feira, 18, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar da Bahia (PMBA). A cerimônia festiva aconteceu em dois turnos, no Ginásio da Faculdade São Francisco de Barreiras-FASB e contou com a participação de alunos das Escolas Municipais Padre Vieira, Santa Luzia, Antônia Matos de Oliveira e o Tarcilo Vieira de Melo.

O programa é fruto da parceria entre a Polícia Militar da Bahia, Prefeitura de Barreiras e Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. O objetivo é conscientizar os alunos sobre a prevenção às drogas, violência e bullying, além de promover palestras voltadas à qualidade das relações sociais, pressões e influências das amizades até as consequências do uso de drogas lícitas e ilícitas tanto para a saúde quanto nos aspectos legais. Nesse ínterim, os alunos se preparam para multiplicar e repassar os conhecimentos adquiridos no meio em que vivem, agora devidamente formados e com o certificado de proerdianos.

Na formatura, o comandante geral do CPRO, comandante Osival Cardoso deixou a mensagem de continuidade, compromisso e agradecimento aos PM´s que realizam o Proerd no Oeste. “Estamos vivenciando um período de decadência de valores, o que provoca uma maior propensão ao envolvimento em crimes e violência, assim, considerando que nossas crianças serão o futuro da nação, a Policia Militar da Bahia através desses PM´s que reforçam a Corrente do Bem, levam os ensinamentos por meio do PROERD, mantendo o compromisso de ajudar, de manter nossas crianças mais seguras, longe das drogas e também a fazerem escolhas sábias e responsáveis na autocondução de suas vidas”, disse o comandante.

A diretora da Escola Municipal Santa Luzia, Adilma Vilela se pronunciou em agradecimento ao trabalho realizado com os alunos e no bairro Santa Luzia, proporcionando mais segurança e qualidade de vida aos cidadãos. “Hoje é um dia de agradecimentos, certamente todos os temas levados para sala de aula, as músicas, os conselhos e acompanhamento da equipe do Proerd serão lembrados pelos nossos alunos. Acreditamos que os resultados são os melhores possíveis, é um importante e eficaz investimento em educação e na cultura da paz”, disse a diretora.

“Luz, câmera, ação” é um dos lemas do Proerd, que foi repetido diversas vezes durante a cerimônia pelos alunos animados. A subsecretária Emilia Moreno, coordenadores e equipe da educação compareceram para prestigiar a formatura, que também contou com a presença do vereador Alcione Rodrigues. No final, os formandos receberam o diploma e medalhas de honra ao mérito, agradecendo o empenho da Capitã PM, Edilânia Soares, que coordenada as ações do Proerd em Barreiras.