Em Barreiras, Técnicos de Enfermagem que atuam na Atenção Primária de Saúde participam de treinamento sobre avaliação antropométrica

Nesta quarta-feira (3), a Secretaria de Saúde de Barreiras, por meio da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), realizou mais um treinamento que envolve a proposta da Educação Permanente inserida dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora. Desta vez, 50 técnicos de enfermagem que atuam nas salas de triagem da Atenção Primária de Saúde do município puderam conhecer um pouco mais sobre a avaliação antropométrica.

O treinamento foi ministrado no espaço da Escola de Música Antoninho Sampaio, pelas nutricionistas Joceli Sousa e Larissa Bello, que abordaram a avaliação do consumo alimentar e do estado nutricional das pessoas em todas as fases da vida, além do potencial de produzir um conjunto de indicadores de saúde e nutrição que deverão orientar a gestão na formulação de políticas públicas e as ações locais de atenção nutricional.

A avaliação antropométrica é um método utilizado para investigar o estado nutricional de uma pessoa. Nas Unidades de saúde é realizada para essa avaliação a mensuração de peso e altura, conforme explica a coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição. “Buscamos neste encontro mostrar para esses profissionais que atuam nas salas de triagem, a importância da coleta de informações no quesito nutricional. Pontuamos sobre a necessidade de conversar com os familiares de maneira geral, principalmente as relevâncias para o dia a dia, na prática da alimentação saudável. Esse foi um importante momento para sanar dúvidas e fazer com que, todos trabalhem em sintonia, compartilhando de maneira coletiva com as demais equipes, as informações de pacientes relacionados à alimentação”, pontuou Nélida Bastos.

Dircom/PMB – 03.08.2022

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo