Em Barreiras, secretários, subsecretários e equipe técnica municipal participam de capacitação sobre Siafic Contábil

As mudanças contábeis na administração pública decorrentes da implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic), uma exigência do Governo Federal, estão sendo pauta de uma capacitação destinada a todos os secretários, subsecretários e equipes técnicas de Barreiras. O evento, dividido em dois dias, terça-feira, (24) e quarta-feira, (25), é iniciativa das secretarias municipais de Planejamento e de Fazenda.

No primeiro dia, participam as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade; Segurança Cidadã e Trânsito; Administração; Indústria, Comércio e Serviços; Agricultura; Procuradoria; Controladoria; Controle Interno; Cultura e Turismo; Fazenda; Esporte, Juventude e Lazer. Já a quarta-feira está reservada para Educação; Assistência Social; e Saúde. As atividades se concentram na Escola Municipal Mirandolina Macêdo e as mediações estão sendo conduzidas pela assessora chefe especial, Versiany Moreira e pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso.

“A partir de uma gestão interna organizada a administração consegue avançar no planejamento municipal. Esta capacitação visa oferecer aos secretários e técnicos de cada pasta, condições para que eles se familiarizem com o novo sistema e assim, tenham um olhar mais gerencial sobre suas secretarias, aliados a nova lei de licitação”, destaca o secretário Emerson Cardoso.

Os detalhes sobre o funcionamento do sistema operacional, o controle dos recursos disponíveis, as despesas previstas, entre outros, estão sendo repassados aos participantes. “Esta ferramenta vai facilitar o planejamento de cada secretaria. São séries de atitudes que precisam ser pensadas e reformuladas para dessa forma, ter um olhar orçamentário, financeiro e controle para cada pasta. Hoje estamos reforçando estas questões junto aos secretários e equipes”, diz Versiany Moreira.

Siafic – O Governo Federal, através do Decreto Nº 10.540, de 5 novembro de 2020, instituiu o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) com o objetivo de assegurar a transparência da gestão fiscal de todos os entes federativos. O Siafic corresponde ao software único e integrado de contabilidade que será adotado pela área pública e que engloba o conjunto de rotinas, procedimentos e requisitos ao funcionamento dos setores e entidades.

Dircom/PMB – 24.1.2023