Em Barreiras, pacientes com glaucoma são acompanhados e avaliados no Centro de Saúde Leonídia Ayres

Os pacientes cadastrados no Programa de Glaucoma estão sendo acompanhados e avaliados nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27) no Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida. A ação que acontece a cada três meses é realizada pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humaniza, Integrada e Inovadora. Uma média de 400 pacientes irão passar pelo médico oftalmologista e receberão o colírio para o tratamento da doença, referente a três meses de uso.

O coordenador da Atenção Básica, Ari Donizete, ressalta a importância desse processo de acompanhamento dos pacientes, uma vez que o glaucoma faz parte do grupo de doenças oculares que podem causar cegueira. “Devido a pandemia, organizamos em dois dias o atendimento e a entrega desse colírio de uso permanente contra o glaucoma. Os pacientes já cadastrados no Programa de Glaucoma passaram pela consulta oftalmológica com realização de exames como campimetria, paquimetria, fundoscopia e tonometria. Essa é uma ação importante que possibilita o paciente a ter acesso ao colírio como também avaliar o grau da doença”, destacou.

Sendo uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular, o glaucoma pode provocar lesões no nervo óptico, podendo levar à cegueira quando não tratado adequadamente. Conforme orientação da equipe da Atenção Básica do município, os pacientes devem observar as datas do atendimento e a unidade de saúde agendada, tendo em mãos no ato da avaliação, documentos pessoais e o cartão do SUS.

Dircom/PMB – 26.01.2022 

  • Compartilhe: