Em Barreiras, oficina participativa discute Programa Nacional de Alimentação Escolar

Na última sexta-feira, 18, a Prefeitura de Barreiras reuniu presidentes de associações, produtores rurais que têm interesse ou já fornecem ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia, profissionais do setor da merenda escolar e o técnico do Sebrae, Itamar Queiroz, na sede da secretaria, para avaliar o funcionamento do programa e as estratégias para as próximas chamadas públicas.

Foram sugeridos que novos produtos sejam adicionados à lista da chamada pública do PNAE, em 2020, além de tratar dos pontos positivos e negativos de 2019. Em sua fala, o palestrante Itamar Queiroz trouxe estratégias de produção e organização rural para fornecer produtos à merenda escolar no município.

Segundo a diretora de planejamento e tecnologia da Secretaria de Agricultura, Isis Wieczorek, a oficina permitiu aprimorar estratégias para que os produtores do Vale continuem fornecendo alimentos para a merenda escolar, atendendo às exigências legais e potencializando o que a região oferece de melhor.

“Foi muito produtivo, reunimos os produtores rurais que estão incluídos no PNAE e outros que têm interesse em participar, todos trouxeram amostras de sua produção que foi avaliada pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, o que permitiu incluir novos itens alimentícios na próxima chamada pública como o morango e abacaxi, que estão sendo produzidos em escala comercial no Assentamento Santa Rita”, destacou a diretora de planejamento.

Com as sugestões e dúvidas esclarecidas na oficina, a Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia dará continuidade às ações de apoio aos agricultores familiares e associações, com cursos de capacitação para orientar também demandas específicas como emissão de notas fiscais, valorização de marca, rotulagem e embalagens para que todos os produtos continuem compondo o cardápio da rede municipal de ensino.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo