Em Barreiras, novos cuidadores escolares da rede municipal são capacitados para atendimento a alunos com deficiência

Manejo e dicas de locomoção de cadeiras de rodas, primeiros socorros, alimentação e higienização das crianças com deficiência foram assuntos abordados na formação.

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizou durante a quinta-feira, 20 e sexta-feira, 21, a primeira etapa da formação dos novos cuidadores escolares para alunos com deficiência. O Treinamento para Auxiliar de Apoio a Educação Especial aconteceu no auditório do Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com a presença de mais de 180 profissionais que já estão em atividades nas 75 escolas do município.

O treinamento, organizado pela Diretoria Pedagógica da Subdiretoria de Acessibilidade e Inclusão abordou assuntos relacionados à locomoção, alimentação e higiene de pessoas com deficiência, orientação sobre a comunicação alternativa para alunos que não verbalizam, comunicação com familiares, bem como noções de primeiros socorros. A formação contou com a presença da fisioterapeuta Geisa Queiroz Schwambach, da enfermeira Karyne de Souza Rebello Alves que atua no Hospital Eurico Dutra e UTI Pediátrica do HO, da pedagoga e especialista em educação especial, Maria Joseane dos Santos, da psicopedagoga e especialista do AEE Edneia Novais, fonoaudióloga Taynara Freitas Santos Lopes especialista em audiologia que atende no Ceproeste.

A subdiretora de acessibilidade e inclusão, professora Eliene Fernandes na abertura do evento frisou que o apoio dos cuidadores escolares é fundamental para a inclusão dos alunos com deficiência nas escolas regulares. “A inclusão só é efetiva quanto há um tripé: o acesso à escola, a permanência na unidade e a aprendizagem. Os cuidadores dão esse suporte na permanência, pois são eles que auxiliam nossos alunos no autocuidado, no processo de autonomia e nas atividades escolares”, considerou Eliene, que ainda conversou com os cuidadores sobre as Questões Administrativas e Relações Interpessoais.

Durante os dois dias de formação, as profissionais apresentaram informações técnicas aos cuidadores principalmente na área de saúde com apresentações teóricas e práticas. Os cuidadores foram preparados para atender os alunos com deficiência e transtornos na locomoção, higiene ou alimentação na escola e no auxílio das atividades escolares e extraclasses.

Segundo a subdiretora Eliene, os desafios são grandes na Educação Especial e no ano letivo de 2020 os dados podem superar o Censo 2019 que contabilizou 700 alunos com deficiência atendidos nas escolas municipais na zona urbana e rural. Crianças e adolescentes com deficiência ou múltiplas, cegueira, síndrome de down, TEA, são acompanhados por cuidadores e professores das salas de recursos multifuncionais. A cuidadora escolar Luci Braga, 38 anos, comentou que a capacitação é essencial para que as pessoas que cuidam de crianças com deficiências tenham mais segurança e conhecimento, tanto para ajudá-lo na sua alimentação e higiene, quanto na aprendizagem.
“Iniciamos o ano letivo 2020 com expectativa de dar todo o auxílio necessário para que o nosso aluno com deficiência ou TEA seja bem cuidado no ambiente escolar, assim como tenha sucesso em sua aprendizagem. Esse é o nosso papel, e as formações nos ajudam muito nesse aspecto”, frisou Luci, nova cuidadora escolar.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo