Em Barreiras, mais de mil estudantes são formados pelo PROERD da Polícia Militar

Muita alegria, música e emoção marcaram a formatura 2019.2 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, conduzido pelos militares da 83ª Companhia Independente da Polícia Militar, nesta quinta-feira (05) no auditório da Loja Maçônica Fraternidade Barreirense. A cerimônia reuniu os pais, professores e autoridades militares, com o objetivo de fortalecer os ensinamentos de resistência às drogas e violência, celebrando uma parceria entre a família, a escola e a Polícia Militar.

O programa já formou milhares de estudantes em Barreiras, e vem sendo realizado através da parceria da Polícia Militar da Bahia com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Neste segundo semestre, a 83ªCIPM certificou 299 estudantes do 5º ano das escolas municipais Alcyvando Liguori da Luz I, Presidente Médici, João Crisóstomo Figueiredo e Vereador Eudilton Miranda.

Durante a cerimônia, presidida pelo Major PM Fábio Santana representando o Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), e o comandante da 83ª CIPM, Cap. PM Marcos Vinicius, os estudantes se comprometeram através do juramento, a ficar longe das drogas, da violência e de se manterem seguros e responsáveis no ambiente escolar. O mascote Léo abrilhantou o evento, dançando e cantando a música do PROERD com os instrutores militares, ao som da Banda do 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC) juntamente com os músicos do 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC).

A secretária Cátia Alencar compareceu e fez questão de entregar os certificados de Amigos do PROERD aos gestores e professores das escolas participantes. O evento ainda contou com a presença do vereador Alcione Rodrigues, autoridades militares, colaboradores, representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia-AIBA e Cargill, gestores e coordenadores escolares.

“Essa é uma parceria que tem dado muito certo, e que tem ajudado muito nas questões socioeducativas e principalmente de prevenção ao uso, venda de drogas nas imediações das escolas e também da violência no dia a dia dos nossos estudantes. Sempre é emocionante participar das formaturas e observar o envolvimento de todos, desde os professores, estudantes até os instrutores, que despertam grandes sentimentos de proteção aos nossos jovens”, disse a secretária Cátia.

Formatura da 84ªCIPM

A 84ª Companhia Independente da Polícia Militar também realizou a formatura 2019.2 na terça-feira, 03, no Ginásio de Esportes do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb) com a presença do comandante da CPRO, Coronel PM Osival Cardoso que presidiu a certificação de 796 estudantes de oito escolas municipais de Barreiras, da zona urbana e rural.

Em clima de animação, as escolas municipais do Parque, Antônio Bento, Valdete Piedade de Holanda (Buritis), Centro de Aprendizagem Paulo Macho, Luzia Gonçalves, Alberto Amorim, Cleonice Lopes e Colégio Municipal Eurides Sant´Anna receberam os certificados.