Em Barreiras, gestantes acompanhadas do Programa Criança Feliz ganham doação de kits através do Projeto Cegonha Solidária

Na tarde dessa quinta-feira (13), as gestantes que são acompanhadas pelo Programa Criança Feliz ganharam a doação de kits para recém-nascidos na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho através do Projeto Cegonha Solidária. A ação faz parte do encerramento da Semana de Valorização da Primeira Infância e reuniu a equipe Intersetorial do Selo Unicef, a secretária de assistência social e trabalho e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Karlúcia Macêdo e a vice-presidente do CMDCA, Makena Tomé.

“O Selo Unicef incentiva os municípios a desenvolverem políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, dando ênfase principalmente, na primeira infância. O município de Barreiras realiza diversas atividades nos CRAS e através do Programa Criança Feliz no desenvolvimento de atividades voltadas para o combate às desigualdades sociais e a garantia dos direitos da criança e do adolescente”, pontuou a articuladora do Selo Unicef, Jelzira Figueiredo.

As gestantes e mães de crianças de até seis anos de idade, presentes no evento, contaram ainda com as orientações da nutricionista Jusceli Souza Santos que ministrou a palestra Alimentação Saudável. Em seguida, o coordenador de endemias de Barreiras, Arian Dourado, falou da Campanha: “É hora de todo mundo agir!” contra o mosquito Aedes Aegipty, promovida pela Prefeitura de Barreira através da Secretaria Municipal de Saúde que está sendo realizada em todo município.

Segundo Makena Thomé, que representou o doador, é um orgulho representar um anjo da guarda de muitas pessoas, que há mais de 15 anos desenvolve ações como doações de cestas básicas, brinquedos e enxovais. Franciene Jesus, grávida de oito meses, participou das dinâmicas de conhecimento e ganhou o kit contendo uma banheira, manta, fraldas e roupas. Para ela, a doação chegou em um ótimo momento. “Já estou bem pertinho de ganhar o Tawan e ainda não tinha comprado nada. Esse kit chegou em boa hora”, disse.

De acordo com a secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, a Prefeitura de Barreiras realiza diversas ações através dos vários projetos e programas da Secretaria que priorizam a infância no município. “As ações do Projeto Criança Feliz, estão voltadas para os cuidados com a primeira infância, e para sua eficácia inserimos o acompanhamento de profissionais como nutricionistas que orientam às mães de como deve ser uma alimentação saudável. Mas, as parcerias também são muito importantes, como por exemplo a doação desses kits para essas futuras mamães que estamos entregando hoje”, explicou Karlúcia.