Em Barreiras, Escola Municipal Deputado Juarez de Souza realiza o Dia da Família no bairro Vila Brasil

Essa sexta-feira (26) foi dedicada ao Dia da Família na Escola Municipal Deputado Juarez de Souza, no bairro Vila Brasil. Com a proposta de reunir as famílias e estudantes no mesmo ambiente escolar, a direção escolar realizou além de atividades educativas e de interação social, também a oferta de serviços proporcionados pelas Secretarias Municipais de Barreiras.

No total, a Escola Municipal Deputado Juarez de Souza tem mais de 400 estudantes do ensino fundamental I e 117 educandos da Educação de Jovens e Adultos-EJA. Ao longo de todo dia, famílias inteiras puderam conhecer melhor o espaço educativo dos seus filhos, bem como, a oportunidade de emitir a Carteirinha do Idoso para Estacionamento pela equipe da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, além de atendimento médico e odontológico através do Projeto Unidade Móvel de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, que ainda disponibilizou atualização da caderneta de vacinação, testes rápidos, aferição da pressão arterial pela equipe da Atenção Básica, e orientações sobre Leishmaniose, Tuberculose e Hanseníase pela equipe da Vigilância Epidemiológica.

No espaço escolar também foi montado uma estrutura pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho para apresentar os Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. Os usuários ainda fizeram atualização no cadastro do CadÚnico, Auxílio Brasil, emissão da Carteirinha do Idoso, além de dinâmicas artísticas com os estudantes, promovidos através da dança, brincadeiras e pintura facial.

Daiane de Araújo aproveitou o momento para conversar com os professores e realizar consulta médica e odontológica. “Oportuniades como essas são super válidas, além de acompanhar minha filha que estuda no terceiro ano, também aproveitei para fazer uma consulta com o médico e uma avaliação com o dentista da Unidade Móvel. A Escola está de parabéns pela iniciativa”, relatou.

Conforme a diretora, Rita Nascimento, o evento foi oportuno para integrar a família das crianças, que compreende não somente o pai e a mãe, mas também os avós, tios e demais componentes familiares, que fazem parte do dia a dia deles.

“Essa é a nossa primeira Festa da Família e foi pensada com objetivo de reunir famílias inteiras em um único espaço. Para além da oferta da ludicidade, também ofertamos hoje serviços sociais para a comunidade escolar, neste dia dedicado a todos eles. Agradeço o empenho de toda equipe escolar e secretarias municipais, para a realização dessa confraternização e integração, alcançando assim, a participação da família dentro da escola, compreendendo o papel da escola e da família na formação das nossas crianças e jovens”, destacou Rita.

Dircom/PMB – 26.08.2022