Em Barreiras, equipes da UPA Clarice Borges participam do Projeto Sepse nas UPAs

O Projeto de capacitação para identificação e tratamento precoce da sepse em pacientes adultos, conhecida também como septicemia ou infecção generalizada, está sendo desenvolvido em diversas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas de todo país através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI/SUS), parceria entre o Ministério da Saúde e a Sociedade Beneficente de Senhoras do Hospital Sírio-Libanês.

Em Barreiras, as equipes que compõem a UPA Clarice Borges participam dessas capacitações desde maio e junto com as equipes do Programa desenvolvem o protocolo Sepse levando em consideração o papel das UPAs enquanto atenção secundária no atendimento ao público. Conforme explica a coordenadora da UPA em Barreiras, Keite Arcanjo, as atividades do projeto são construídas através dos 4 R’s do paciente: reconhecer, ressuscitar, reavaliar e referenciar.

“É um momento enriquecedor que tem o objetivo de capacitar os profissionais para identificação e tratamento precoce dos pacientes com suspeita de sepse. Cada unidade cria seu fluxo e protocolo de acordo com a realidade de recursos local e perfil institucional. Firmados nessa responsabilidade, estamos desenvolvendo atividades voltadas para o treinamento dos profissionais desde o início da semana com objetivo de oferecer resolutividade e desenvolvimento do serviço em nosso município”, pontuou.

Ainda conforme a coordenadora, o protocolo Sepse é desenvolvido com implementação de mudanças e conta com a participação da equipe envolvida em todas as fases do processo promovendo a criação de processos sustentáveis e confiáveis, dessa forma, a UPA 24h Clarice Borges firmou compromissos e metas a serem cumpridas em benefício da saúde da população.

Dircom/PMB – 15.09.2021

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo