Em Barreiras, Dia dos Avós é comemorado na Praça Castro Alves com Blitz do Abraço

Os avós são tão especiais que têm um dia dedicado exclusivamente para eles. E na manhã desta terça-feira (26), as comemorações deste dia foram realizadas na Praça Castro Alves, com a participação dos idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros Morada da Lua, São Pedro, Loteamento Rio Grande e dos estudantes do 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Costa Borges.

A ação que integra o Projeto Intergeracionalidade na Educação é desenvolvida através do Programa de Extensão Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins, cuja proposta foi interagir a terceira idade com os jovens, estudantes e o público geral na blitz do abraço. “Foi um momento de integração neste dia tão especial com um forte abraço que compartilha amor, carinho e solidariedade, que somente os avós sabem transmitir. Esse contato direto com a juventude e demais pessoas que passaram pela Praça, proporcionou que esse laço com os avós que fazem parte da nossa história de vida, permaneça ativo em nossos dias e ações, pois o amor é um eterno querer bem”, pontuou assessora especial Marileide Carvalho, que participou da ação ao lado da coordenadora do CRAS II, Adriana de Souza.

A iniciativa pegou de surpresa a universitária Heloísa Araújo, que achou a ideia linda. “Meus avós já são falecidos e receber um abraço de um avôzinho logo pela manhã foi muito emocionante, matei um pouquinho da saudade deles nesse abraço carinhoso. Muito bonita essa ideia, nesses dias atuais onde ainda enfrentamos sequelas de uma pandemia, precisamos muito de abraços”, disse.

Distribuindo abraços na Praça Castro Alves, Francisco Ferreira conta que tem três filhos, nove netos e uma bisneta, e celebrar esse dia com as demais pessoas, fez o Dia dos Avós ser ainda mais especial.  “Fico muito feliz por toda essa ação, em especial neste dia em que nos sentimos um pouco mais importantes para nossos familiares. Um abraço alivia a ansiedade e transmite boas energias, estou pronto para abraçar todos neste dia”, comentou.

Os avós desempenham um papel importante no desenvolvimento emocional infantil. A escolha de 26 de Julho para celebrar o dia dos avós foi instituída pelo Papa Paulo VI, no século XX, para homenagear os pais de Maria, chamados Ana e Joaquim, avós de Jesus. A estudante Lyvia dos Santos pontuou a importância do carinho ao abraçar as pessoas, em especial os avós.

“Tenho três avós, essa ação foi uma experiência muito gratificante porque atribuímos carinho através do abraço. Às vezes a gente acaba esquecendo a importância de algumas pessoas em nossas vidas, e abraçar nossos avós, amigos e demais pessoas é essencial. Infelizmente hoje em dia, não temos essa facilidade de abraçar espontaneamente, o mundo em geral está um pouco mudado e ficamos inseguros, mas abraçar é sempre bom”, disse Lyvia.

Dircom/PMB – 26.07.2022

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo