Em Barreiras, centenas de devotos comemoram dia de Iemanjá e Oxum com festa no Cais do Rio Grande

Devotos, admiradores e simpatizantes celebraram o 2 de fevereiro com muita festa na orla do cais de Barreiras. Tradicionalmente, os filhos, filhas de santos e entidades religiosas se reuniram às margens do Rio Grande para referendar as rainhas das águas. O cortejo fluvial aconteceu ao final do dia, levando os cestos cheios de presentes como flores, perfumes, ervas frescas, frutas e renovação de pedidos.

Seguindo o ritual, as imagens das orixás foram entregues às mães de santo e aos seguidores que saíram em cortejo terrestre até a Praça Landulfo Alves, lá foram colocadas no altar dando andamento aos tradicionais ritos. Pelo quarto ano consecutivo, a Prefeitura de Barreiras instalou uma grande estrutura para a Festa de Iemanjá, além da ornamentação em pontos estratégicos, também foi montado o altar de celebrações e o palco de shows para apresentação do cantor Bosco Fernandes.

“O dia de hoje, dedicado à Iemanjá e a Oxum já faz parte do calendário do município, é uma festa realizada pelos terreiros de Umbada e Candomblé e conta com total apoio da Prefeitura de Barreiras. Entendemos que o nosso papel também é esse, de fomentar a cultura e praticar o respeito, especialmente para esse momento, às raízes africanas. Foi uma festa muito bonita, tivemos a participação de sete terreiros e simpatizantes dessa fé, tivemos ainda o apoio integral das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, saúde, da Polícia Militar, Guarda Municipal, Cootrans, Corpo de Bombeiros e da equipe da Marinha do Brasil”, pontuou Lucas Barreto.

Pensando na importância da festa para muitos munícipes de Barreiras, a Prefeitura em parceria com a Marinha do Brasil, realizou em setembro de 2019, a Formação de Aquaviários, cujo objetivo também foi evitar acidentes na utilização de embarcações no dois de fevereiro. O curso viabilizado através da Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa formou 32 novos Marinheiros Fluviais Auxiliares que já nesse ano colocaram em prática as teorias abordadas como Poluição e Meio Ambiente, Navegação, Motores, Combate a Incêndio, Sobrevivência do Náufrago e Primeiros Socorros.

“É uma satisfação muito grande em participar de uma festa como essa e perceber que o curso foi bastante proveitoso, uma vez que todas as embarcações inscritas estavam com condutores habilitados pela Marinha, esse objetivo foi alcançado. Participamos no apoio com nossa equipe durante toda a festa para que, se preciso, servir à população em decorrência de algum acidente”, destacou o Capitão Mateus.

A festa às rainhas das águas contou também com a participação da vice-prefeita de Barreiras, Karlúcia Macêdo, da secretária de educação, cultura, esporte e lazer Cátia Alencar, subsecretária de Emília Moreno, diretor de cultura Lucas Barreto e dos vereadores João Felipe e Cézar da Vila. O babalorixá Luciano Daomé comemora pelo segundo ano o dia de Iemanjá em Barreiras e ficou encantado com a organização. “Esse é um momento de luta, resistência, amor e muita união. Essa festa está muito bonita e bem organizada, agradecemos por essa atenção especial da Prefeitura e também pela graças alcançadas esse ano”, destacou.