Em Barreiras, Censo do IBGE chega a 50%, mas ainda é preciso apoio da população para que os resultados retratem a realidade do Município

Com 50% dos mais de 52 mil domicílios previstos para serem visitados já recenseados, as equipes do IBGE dão início à fase final do Censo 2022, em Barreiras. São 125 recenseadores devidamente identificados com bonés, crachás e coletes que se revezam nas visitas às residências, aplicando questionários entre a população e coletando dados econômicos, demográficos e sociais. O Censo do IBGE é realizado a cada 10 anos.

“Ainda temos muito trabalho pela frente e para garantir dados reais da população, pedimos a colaboração na hora de receber nossos recenseadores. Utilizamos dois questionários, um mais básico que apura informações sobre arranjo familiar, saúde e grau de instrução. Ele dura entre cinco e sete minutos. O outro, por amostragem, é mais detalhado, mas mesmo assim, o tempo de resposta é de 12 a 15 minutos. Solicitamos que as pessoas contribuam, respondendo às perguntas nestes curtos espaços de tempo”, reforça o coordenador do Censo, João Marcos de Oliveira.

Para colaborar na realização do Censo 2022 a Prefeitura de Barreiras está apoiando o IBGE com a estruturação e cessão de espaço para abrigar os recenseadores com mobiliário e internet, além de veículo para o transporte das equipes. “Este apoio está sendo fundamental para nosso trabalho de campo e de compilação de dados”, descreve João Marcos. Ele destaca que Barreiras foi dividida em mais de 300 setores para a realização da pesquisa durante os três meses de execução, de 1º agosto a 31 de outubro.

No momento em que o recenseador chega a um domicílio ele se identifica e apresenta a um dos moradores a pesquisa, reforçando que as informações são sigilosas e protegidas por legislação própria. No crachá do profissional está a foto, CPF e o QRCode para checagem dos dados, caso haja dúvidas. O entrevistado pode fornecer as informações, além do formato presencial, por telefone ou e-mail, basta informar ao recenseador que posteriormente será procurado pelo meio escolhido. Importante destacar que no momento do censo é solicitado o CPF e data de nascimento do entrevistado.

Conforme o chefe de Gabinete, o trabalho do Censo é  fundamental para o município. “O IBGE está fazendo o levantamento dos dados em todo Brasil, aqui em Barreiras a Prefeitura está dando total apoio. Precisamos que nesse momento, a população contribua abrindo as portas para os recenseadores porque esses dados são fundamentais para o município, principalmente para a implantação e realização de políticas públicas”, destaca Jeferson Barbosa.

Dircom/PMB – 21.09.2022