Em Barreiras, campanha estimula prevenção à Hanseníase

han

Grande parte da população ainda desconhece a importância do diagnóstico precoce da Hanseníase. A Prefeitura de Barreiras mobilizou sua equipe de saúde e parceiros para promover uma manhã de combate à Hanseníase, na Praça Castro Alves. Nesta sexta-feira, 24, cerca de 1500 pessoas receberam o material educativo e 60 buscaram o atendimento no local.

“Foi um dia proveitoso, superou nossas expectativas. As pessoas dividiram suas experiências conosco e sentimos aqui a necessidade de repetir ações como essa com freqüência.

Divulgamos também os ramais de atendimento e os telefones não param de tocar”, destacou Arisleide Aprígio diretora técnica da vigilância epidemiológica.

Na rede municipal, 30 unidades básicas de saúde oferecem atendimento aos pacientes com a doença. Pessoas que possuem algum tipo de sintoma semelhante aos da Hanseniáse, deve procurar atendimento o mais rápido possível nas unidades, ou ligar nos números 36139544 ou 36139746.

Entre os principais sintomas da hanseníase estão manchas na pele e alteração de sensibilidade. O tratamento da doença é oferecido gratuitamente com duração de seis a 12 meses. Depois de iniciar o tratamento, o paciente deixa de transmitir a hanseníase às outras pessoas do seu convívio.