Em Barreiras, brigadistas voluntários recebem uniformes e equipamentos para atuar no combate aos incêndios na região do Rio de Pedras

Após passar por treinamento específico em maio passado, 14 voluntários das comunidades de Rio de Pedras, Mata do Puba, Capão Redondo e Vereda Seca, receberam na sexta-feira (2), os uniformes, equipamentos e itens estratégicos para a atuação no combate aos incêndios. O material foi entregue aos brigadistas voluntários pela subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, Marisa Costa e pelo educador ambiental da secretaria, Ronaldo Ursulino.

“Formar esta equipe de brigadistas voluntários é fundamental, considerando a logística e a localização desta comunidade. Eles estarão aqui, com os equipamentos e treinamentos necessários e assim, poderão sanar os focos de incêndios evitando que se propaguem e causem maiores danos para a população, as lavouras e veredas”, destacou Marisa Costa durante a cerimônia realizada na localidade de Rio de Pedras.

Os itens entregues são estratégicos para a proteção dos voluntários e também para facilitar a atuação em campo. Uniformes e botas que resistem a altas temperaturas, bombas costais e abafadores estão entre os materiais recebidos pelos brigadistas. “Esta é uma região de pastagem, veredas, reservas legais e por onde passam muitos caçadores, então o índice de focos de incêndio é grande. Estes voluntários estão preparados e prontos para começar a atuar”, disse Ronaldo Ursulino.

A segurança dos novos combatentes foi reforçada pelo chefe do esquadrão do Prevfogo/Barreiras, Francisco José Barbosa, que também repassou orientações sobre o uso dos equipamentos. Ele compartilhou as experiências vividas nos 14 anos de atuação e combate aos incêndios. “Trabalhamos no Xingu, no Pantanal e onde há a necessidade de conter os focos de queimadas. É preciso ter muita coragem e desprendimento, principalmente neste caso de pessoas que são voluntárias, que deixam suas famílias para um trabalho que não é brincadeira e exige muito de cada um”, disse.

Prática – A primeira experiência prática foi vivenciada pelos brigadistas voluntários neste domingo (4), quando um incêndio se propagou pelas veredas da região do Rio de Pedras, mobilizando as equipes recém-formadas. Eles percorreram a região, utilizando bombas costais e abafadores, além de experimentar as táticas e técnicas de combate aos incêndios florestais recebidas durante o treinamento. A atuação dos brigadistas continua nesta segunda-feira (5), com o apoio de equipes do PrevFogo e Corpo de Bombeiros.

Dircom/PMB – 05.09.2022

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo