Em Barreiras, Agentes de Endemias são acolhidos com palestra sobre a importância da saúde mental

A Secretaria de Saúde de Barreiras, através do Centro de Controle de Zoonoses, promoveu na abertura dos trabalhos dos Agentes de Endemias, uma palestra sobre a importância da saúde mental que marca a abertura das ações voltadas ao Janeiro Branco, uma campanha que tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. A atividade contou com a organização do Núcleo Popular em Saúde – NEPS, e aconteceu no Centro Cultural Rivelino de Carvalho.

A palestra foi ministrada pela psicóloga, Adailza Santana, que faz parte da Comissão Organizadora do Janeiro Branco de Barreiras – COJAB, que durante todo o ano realiza atividades como palestras, pedais, caminhadas e momentos de escuta. Ela reforça a importância da campanha do Janeiro Branco. “Neste mês de Janeiro, fazemos um alerta de prevenção de conscientização a população sobre a importância de se cuidar e cuidar da mente e do corpo. Assim como nosso corpo físico adoece, nossa mente também pode adoecer. Por isso, é necessário fazer campanhas de prevenção. O Janeiro Branco surgiu com essa finalidade de fazer um alerta às pessoas, para que lembrem que a prevenção é ainda a melhor solução”, destacou a psicóloga.

Para o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Dorimar Almeida, “essa atividade une e traz conhecimento aos colegas de equipe, que no total, somam nove equipes trabalhando separadas, e poucas vezes se encontram no dia a dia. Queremos, por meio do conhecimento, elevar a autoestima para o trabalho e vida pessoal. Estaremos tornando estas atividades como rotina de trabalho”, disse o coordenador.

Pedal e corrida pela saúde mental

No próximo dia 15 de janeiro, a Comissão Organizadora do Janeiro Branco de Barreiras – COJAB realizará um pedal e uma corrida de conscientização sobre a saúde mental. A saída será na Praça Castro Alves, às 06h, até a Havan. No retorno, os participantes serão recepcionados com um café da manhã e durante todo o evento haverá aferição de pressão arterial, testes de glicemia, além de nutricionistas e psicólogos que estarão realizando atendimentos.

Dircom/PMB 04.01.2021

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo