Educação, Segurança e Acessibilidade: Prefeitura de Barreiras realiza manutenção preventiva na frota do transporte escolar

Garantir a segurança dos estudantes e profissionais da educação municipal, bem como a conservação do transporte escolar, tem sido uma ação primordial da Prefeitura de Barreiras que realiza de maneira criteriosa, todos os anos, a manutenção da frota antes do início das aulas, que este ano já tem data definida para iniciar, nesta próxima terça-feira (7).

Em 2019, a gestão municipal adquiriu com recursos próprios do município mais de 60 novos veículos para a frota do transporte escolar. Atualmente, são 83 veículos destinados exclusivamente para este fim, priorizando sempre a zona rural como, por exemplo, as comunidades do Rio Branco, Rio de Janeiro, Rio de Pedras e Placas, considerada a maior rota, com um percurso de mais de 280 km, todos os dias.

A manutenção que acontece na garagem municipal segue um cronograma específico. A proposta é finalizar todas as avaliações preventivas ainda nesta semana. Conforme a secretária de Educação, este ano, o transporte escolar noturno também foi ampliado para atender estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da sede e zona rural.

“A Secretaria Municipal de Educação tem um regulamento institucional específico para o transporte escolar que atende de maneira ética e com qualidade todos os estudantes da rede municipal de ensino que fazem uso do transporte, principalmente na zona rural. Essa manutenção é essencial para avaliar a qualidade de todos os veículos, fazendo as manutenções preventivas, especialmente nos veículos com equipamentos de acessibilidade, garantindo mais conforto e segurança para todos”, explica Gabriela Nogueira, pontuando que o cronograma da rota é publicado anualmente junto com o período das matrículas municipais, justamente para orientar os pais e responsáveis da melhor rota para os estudantes.

Dircom/PMB – 2.2.2023