Educação: Prefeitura de Barreiras retoma aulas 100% presenciais na rede municipal de ensino

Todas as unidades escolares estão reforçando as medidas de segurança, como uso de máscara, aferição de temperatura e higienização das mãos

Cerca de 26 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino em Barreiras, puderam voltar em sua totalidade às salas de aula, nesta segunda-feira (08). A Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer preparou, às 72 unidades escolares para o recebimento de todo alunado, mantendo todas as medidas sanitárias estabelecidas de prevenção a Covid-19, para garantir a saúde e a segurança de todas os alunos matriculados na rede municipal.

Os estudantes que foram para as escolas encontraram um clima alegre, de descontração, reencontros e principalmente de cuidados. A aluna do 9° ano, Marcele Brito, destacou a importância da volta às aulas com todos os colegas e enfatizou os cuidados que estão sendo adotados pela Escola Municipal Iazinha Pamplona. “Estou muito feliz de poder rever os meus amigos, eu particularmente, me concentro mais na sala de aula com a presença do professor, ainda estamos na pandemia, mas todos nós estamos colaborando em manter o distanciamento e seguir as orientações dos nossos professores. E essa sensação de poder retornar às aulas e reencontrar colegas que há muito tempo não via, é muito bacana”, disse Marcele.

Estudante da rede, Gabriel Santos do 7° ano, diz está com um misto de sentimentos, feliz de voltar para rever os colegas, mas também, afirma que aproveitou bastante quando estava em casa no ensino remoto, segundo ele, o processo de aprendizagem foi bem proveitoso e que realizava todas às atividades.

“Há muito tempo, professores e alunos estavam fora das salas de aula de forma presencial, por mais que o trabalho desempenhado pela rede municipal de ensino em Barreiras tenha sido de excelência, tanto no ensino remoto, quanto no híbrido à interação não é a mesma quanto na forma presencial. É de suma importância esse contato do professor e aluno para que possam desenvolver as habilidades e promover diálogos de assuntos abordados em sala de aula de forma mais lúdica”, destacou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Profª Cleonice Lopes, Lívia Nascimento.

Para a secretária de Educação Gabriela Nogueira está sendo tranquilo o retorno dos alunos de forma 100% presencial, principalmente porque todas as unidades escolares estão seguindo o Plano Geral de Retomada das Aulas. “É fundamental assegurar um retorno seguro às aulas presenciais. Nós temos hoje em todas as escolas da rede municipal, o cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção a covid-19. Essa decisão foi tomada com base na observação do quadro epidemiológico do nosso município, o que nos deixa tranquilos em relação ao retorno 100% presencial. Estamos preparados e acolhendo alunos e professores para que eles se sintam seguros”, disse a secretária.

Dircom/PMB 08.11.2021