É hora de todo mundo agir! Prefeitura de Barreiras lança campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti

O primeiro mutirão de combate ao mosquito acontece nesse fim de semana, em Barreirinhas

Com a finalidade de sensibilizar os moradores de Barreiras sobre a importância dos cuidados necessários ao combate do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou na tarde dessa segunda-feira (10) a Campanha: É hora de todo mundo agir. A ação que conta com apoio das demais secretarias municipais, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Faculdade Regional da Bahia (UNIRB) e 4º Batalhão de Engenharia e Construção, desenvolverá atividades educativas, visitas dos agentes comunitários de saúde às residências para eliminação de criadouros, tratamento com larvicida quando necessário e mutirões de limpeza.

Segundo o secretário municipal de saúde, Anderson Vian, o município de Barreiras em 2019 ficou em primeiro lugar na Bahia em ações de combate à dengue. Atualmente, o índice de infestação é de 0,42%, bem abaixo do que é preconizado pelo Ministério da Saúde de 1.0%. “O trabalho realizado pelas equipes de endemias ao longo do ano é continuo, mas nesse período chuvoso na região e após o alerta do Ministério da Saúde de um possível aumento de incidência do mosquito em cidades do nordeste, a Secretaria de Saúde, dentro do Projeto Saúde Humanizada, intensifica os trabalhos, colocando em ação essa Campanha compartilhando com toda a sociedade a preocupação e a responsabilidade de combater o mosquito. Serão desenvolvidas várias ações em todos os bairros”, pontuou Anderson.

No primeiro momento, a Campanha foi apresentada aos agentes de endemias e agentes comunitários que atuarão diretamente no combate diário ao Aedes Aegypti, no auditório do Centro Administrativo. Em seguida, foi a vez do público na sede da Prefeitura de Barreiras conhecer as estratégias definidas. A vice-prefeita Karlúcia Macêdo, que representou o prefeito Zito Barbosa, o vice-presidente da Câmara de Vereadores João Felipe, coordenador de Zoonoses de Barreiras, Dorimar Almeida, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira, demais secretários municipais, coordenadores da saúde e colaboradores marcaram presença.

“O controle da dengue depende do esforço com ações continuas de responsabilização compartilhada entre setor público e toda sociedade, como as que serão desenvolvidas nessa campanha. Trabalhar a prevenção é fundamental, por isso que o combate depende do empenho de cada um. A dengue mata, realmente essa é hora de todo mundo agir”, disse a vice-prefeita.

O mosquito Aedes Aegypti é transmissor da dengue, chikungunya, zica e da febre amarela urbana. O primeiro mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti acontece na próxima quinta-feira (13) e sexta (14), em Barreirinhas.