Durante o Outubro Rosa, Secretaria de Assistência Social desenvolve programação especial no CRAM Barreiras

Como parte das atividades desenvolvidas em alusão ao Outubro Rosa, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, realizou, na quarta-feira (23), uma palestra na sede do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM). Com o tema “A importância dos cuidados na saúde da mulher”, muitas mulheres vítimas de violência doméstica puderam aprender a fazer o autoexame na mama, ouvir as recomendações sobre prevenção, autocuidado e sintomas do câncer de mama e colo de útero.

No espaço externo, o destaque ficou para a decoração em rosa que colore a campanha, tudo preparado pela equipe multidisciplinar que acompanha as mulheres assistidas. O laço rosa foi distribuído juntamente com um cartão de incentivo e um brinco de pérolas oferecido pela palestrante Dra. Fabiany Romeiro, como representação da força das mulheres que mesmo machucadas, conseguem superar as adversidades e buscar o resgate da autoestima.

Dra. Fabiany que é ginecologista, abordou questões da saúde da mulher, física e emocional, exames de mamografia, orientações sobre o autoexame e câncer de mama. “Esse encontro é muito importante, porque precisamos incentivar em todas as mulheres os cuidados e autoexame durante o ano inteiro. Sabemos que em situação de violência doméstica, abalada emocionalmente, ela esquece de si e acaba deixando de lado esses cuidados com a saúde. Conversamos e falamos de saúde feminina, de valorização pessoal, incentivando que elas busquem auxilio com a equipe multidisciplinar do CRAM, que também pode auxiliar”, destacou a palestrante.

Usuária do CRAM, a dona de casa, M.S., aprovou a iniciativa. “Quando a gente recebe um folheto ou participa de alguma palestra que fala sobre o assunto, na hora a gente para e pensa se está se cuidando. Sem falar que os serviços também são bem-vindos, já que aproveitei minha vinda ao CRAM para tirar minhas dúvidas com a ginecologista e com a advogada, durante essa ação da Prefeitura”, comentou.

A coordenadora e psicóloga Fabíola Bonfim lembra que as atividades, além de conscientizar, também têm o intuito de fortalecer o vínculo de confiança para a eficácia do trabalho da Rede Municipal de Proteção à Mulher. “Promovemos todo o cuidado com a nossa equipe multidisciplinar para acompanhar essas mulheres durante o ano inteiro”, destacou a coordenadora. “Nós estamos chamando a atenção para o cuidado que a mulher deve ter consigo mesma, com ações que contribuem desde à elevação da autoestima à conscientização quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer, que acomete principalmente mulheres entre 40 e 69 anos. Agradecemos a participação da Dra. Fabiany que nos ajudou a preparar esta tarde especial”, completou Fabíola.