Distribuição de sacolas sustentáveis na feira livre marcou mais uma ação da Semana da Água, em Barreiras

O Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB) ganhou uma movimentação extra neste sábado (26) com a distribuição, entre os frequentadores da feira, de 500 sacolas retornáveis, também conhecidas por ecobags. A ação, que entregou também 100 mudas de espécies nativas como ipê, oiti e jacarandá do cerrado, integrou a programação da Semana da Água realizada pela Prefeitura de Barreiras e Embasa. As equipes aproveitaram a oportunidade para sensibilizar feirantes e visitantes a repensarem sobre o uso indiscriminado de sacolas plásticas.

“Foi uma semana intensa, de muitas atividades e conscientização, junto a população de Barreiras, sobre a importância de preservar os recursos hídricos”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior. “Muito além de distribuir sacolas sustentáveis queremos mostrar que é possível vir à feira, fazer as compras e acondicionar em sacolas ecologicamente corretas como forma de reduzir o descarte indiscriminado de plástico no meio ambiente, são atitudes simples que têm um impacto extremamente grande”, finalizou.

O secretário esteve no CAB acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso e também pelo secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio.   Juntos com as equipes das secretarias e da Embasa abordaram feirantes e consumidores repassando informações sobre preservação ambiental. “A Semana da Água levantou a bandeira da preservação dos nossos recursos hídricos e o bom uso da água. Todos estão de parabéns pelo envolvimento nas ações que movimentaram Barreiras”, destacou o vice-prefeito.

Para o gerente da divisão de esgotamento sanitário da Embasa, Vagner Pereira, a ação buscou sensibilizar a população para que se evite despejar qualquer tipo de resíduo pela rede de esgotamento sanitário. “Durante as intervenções para desobstruir a tubulação, o que mais encontramos são as sacolas plásticas. Ao entrar em parceria com a Prefeitura para esta ação na feira, foi pensando também como estas sacolas causam transtornos como os extravasamentos da rede de esgotamento sanitário”, afirmou. Segundo a Embasa, o sistema de esgotamento sanitário é dimensionado somente para a coleta, transporte e tratamento dos esgotos da cozinha, banheiros e lavanderia, devendo a população evitar o escoamento indevido de água de chuva e de lixo por esta rede.

Programação – A programação da Semana da Água contou com palestras educativas em escolas do município; distribuição de mudas nativas do cerrado e brindes para estudantes, na Praça Castro Alves; recuperação de nascente na Tabua da Água Vermelha, zona rural de Barreiras e concurso de fotografia entre alunos da rede municipal de educação. A votação ficou disponível no site da Prefeitura de Barreiras e a vencedora foi Júlia Costa de Oliveira da Escola Municipal Alcyvando Liguori da Luz II.

Dircom/PMB – 28.03.2022