Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado com atividades e fixação de Cartaz Selo nas escolas municipais de Barreiras

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e a Subdiretoria Acessibilidade e Inclusão promoverá durante o mês de abril, várias ações para comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril. Nesta tarde de terça-feira, 02, a abertura do projeto Olhares em (Trans)formação: Autismo em cena e o lançamento do Cartaz Selo “Aqui estuda um Autista”, que identificará as 35 escolas municipais que atendem alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA, foram lançados na Escola Municipal Padre Viera.

Com o laço azul, símbolo de apoio ao autismo, a secretária de educação Cátia Alencar e a subdiretora de acessibilidade e inclusão, Eliene Fernandes foram recepcionadas pela diretora Elisângela Gomes, os professores, monitores e alunos autistas na sala de Recursos Multifuncionais, que recebeu um cartaz indicando o atendimento específico aos portadores de TEA. Nesse ambiente preparado com instrumentos didáticos e lúdicos, os professores incentivam o despertar de emoções, controle do comportamento, equilíbrio psicomotor e interação virtual.

“Hoje atendemos em 35 escolas da rede municipal de ensino, mais de 60 alunos com confirmação de TEA e 17 alunos matriculados que ainda estão em diagnóstico. A maior dificuldade de uma criança autista é a interatividade, o convívio social e a linguagem, por isso nossa equipe realiza um trabalho exemplar nas salas multifuncionais com atendimento educacional especializado, incentivando a evolução gradativa desses pequenos, aliado sempre ao processo de aprendizagem, temos muitos casos que os pais confirmam grandes mudanças no comportamento e assimilação de conteúdo”, disse Cátia.

É o caso do pequeno Gustavo, de seis anos que estuda no 1º ano. Segundo a cuidadora Cleide, ele foi diagnosticado com TEA leve, mas já participa do atendimento e tem demonstrado comportamentos moderados. “No início percebíamos que ele não interagia muito, nem com os brinquedos e tinha um comportamento agressivo. Mas com as aulas na sala multifuncional e o convívio com os amigos de sala têm ajudado a cada dia. Hoje ele brinca, cria histórias, interage e está progredindo”, relatou.

Ainda durante a visita, os alunos do 3º ano receberam a psicoterapeuta holística, Fátima Liguori, que proporcionou momentos de meditação e psicoterapia, terapias alternativas que auxiliam no relaxamento, desaceleração da hiperatividade e contribui para a concentração durante as aulas. De acordo, com a subdiretora de acessibilidade e inclusão, Eliene Fernandes, essas intervenções fazem parte do projeto “Sou, como Sou, na Escola”, que está sendo implantando na rede de ensino.

“Esse mês de abril é especial para a Subdiretoria de Acessibilidade e Inclusão, porque além de identificar as escolas que atendem os autistas, também estaremos desenvolvendo esse trabalho encantador da meditação com os alunos em oito unidades de ensino, que visa observar as necessidades psicossociais das crianças, que muitas vezes são afetadas pela agressividade em decorrência de violência dos pais, abuso sexual, automutilação, bullying, tentativa de suicídio, abandono e rejeição”, salientou Eliene.

Ainda na tarde de terça, os estudantes do Colégio Municipal de Aplicação Octávio Mangabeira Filho realizaram rodas de conversa com os autistas, distribuição de laços azuis à comunidade escolar e prepararam um painel alusivo de conscientização e inclusão dos portadores de TEA. A Secretaria de Educação informou que o projeto Olhares em (Trans)formação: Autismo em cena, também será estendido as escolas da rede de ensino, levando a mensagem do mês de conscientização do Autismo com bate papo com os pais, abrindo espaço para discutir direitos e a inclusão social.