Dia dos Avós é comemorado com atividades socais e diversão no Colégio CAIC, em Barreiras

Para celebrar o dia dos avós, comemorado mundialmente no dia 26 de julho, o Colégio Municipal CAIC Murilo de Avelar Híngel, situado no bairro Cascalheira, realizou na manhã de sábado (27) diversos atendimentos sociais e atividades de lazer. A ação realizada através do Projeto Mãozinhas que Ajudam o Vovô e a Vovó, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, contou com a parceira da Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e com o trabalho voluntário dos professores da unidade.

Após o café da manhã, a nutricionista voluntária Wanessa Montenegro palestrou sobre alimentação saudável na terceira idade. Já os acadêmicos do curso de enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB) realizaram testes rápidos de glicemia, aferição de pressão arterial, além de falar sobre a qualidade de vida na melhor idade, seus direitos sociais, saúde bucal, o uso e armazenamento de medicamentos e a prevenção à quedas.

Acompanhada da diretora Evilene Torres, a professora que também é diretora de assuntos públicos da igreja, Maria Eurides, participou das atividades e destaca a importância desse evento para a comunidade escolar. “Hoje foi um dia dedicado ao carinho com esses avós que muito contribuem no dia a dia dos nossos estudantes, o momento cultural e as ações realizadas aqui tiveram como principal objetivo inserir os avós do CAIC em um espaço alegre e cheio de informações”, enfatizou Eurides.

Uma das salas mais procuradas foi a da beleza. Os serviços de manicure, corte e escova também foram oferecidos aos avós. Dona Jandira Macêdo, 72 anos, tem 21 netos e dois bisnetos, desses, três netos estudam na unidade escolar. Ela ficou bem contente com a ação. “Uma manhã diferente, além de cuidar dos filhos, também temos uma grande parcela na criação dos netos, mas hoje vim mesmo foi ficar bonita. Aproveitei para deixar meus cabelos bonitos para o fim de semana”, ressaltou.

De olho nas apresentações culturais com muita música, poemas e jogral, realizadas pelos estudantes do CAIC, Maria Ferreira, também com 72 anos não escondeu a alegria de festejar o dia dos avós. “Tenho 22 netos e quatro bisnetos. Um mora comigo e os demais moram próximos. Gosto muito de ser avó, minha casa é sempre cheia. Esses eventos nos deixam mais valorizadas”, disse.

Rodeada por vovôs, vovós e estudantes, a vice-prefeita e também secretária municipal de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, destacou a relevância dos avós na contribuição social e no cotidiano dos netos. “Essa com certeza é uma importante data para celebrar, os avós têm amor que nunca envelhece e uma sabedoria que nunca acaba, toda essa participação no cotidiano dos netos contribuem positivamente no seu desenvolvimento. Dentro da Secretaria de Assistência Social e Trabalho temos atividade e serviços ofertados exclusivamente a eles, que fazem esse papel fundamental no dia a dia e que muito colaboram com a nossa sociedade”, destacou Karlúcia Macêdo.

Ao final, foi servido um almoço, sorteadas cestas básicas e entregues kits de higiene pessoal.