Dezembro Vermelho: Prefeitura de Barreiras reforça conscientização e luta contra a AIDS

No mês dedicado à conscientização e combate à AIDS e o vírus HIV, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, dedicou o primeiro dia de dezembro para intensificar a realização de testagens rápidas desta e outras doenças sexualmente transmissíveis. A ação ocorreu no Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA/SAE Edgard Pitta, seguindo todos os protocolos sanitários estabelecidos para o período da pandemia. Nenhum novo caso de AIDS foi identificado nesse primeiro dia de testes.

O CTA atende uma média de 1.000 pacientes por mês, em tratamento para HIV são 637. Até o fim de novembro, foram identificados 80 novos casos e realizadas 800 testagens incluindo Hepatite B, C e Sífilis. “É importante que a população procure pelos exames de diagnóstico, e se constatado o vírus, faça o tratamento e acompanhamento necessário, para assim mantermos a qualidade de vida”, disse Dalton Soares, coordenador do CTA/SAE Edgard Pitta.

Interessados em realizar a testagem também podem procurar as unidades da rede de Atenção Básica de Saúde. “Além do CTA, todas as nossas unidades de saúde estão prontas para atender durante todo o ano a demanda de testes para HIV. Durante o Dezembro Vermelho, aumentamos a oferta para reforçar a nossa luta contra AIDS. Este ano, foram seis óbitos ocasionados pela doença, por isso é importante que a comunidade entenda que a prevenção e o tratamento são essenciais”, destacou o secretário municipal de saúde Anderson Vian.