Devotos de Iemanjá e Oxum lotam Cais de Barreiras

Os devotos de Iemanjá e Oxum acordaram cedo para a alvorada nas ruas de Barreiras. Era a celebração do Dois de Fevereiro que levou adeptos da Umbanda e Candomblé até o cais, para reverenciar as rainhas das águas.

À tarde, a festa continuou com os cortejos fluvial e terrestre, onde, centenas de pessoas caminharam juntas, de mãos dadas, levando suas oferendas e depositando nas águas do Rio Grande.
No cais, as velas iluminavam as barcas que chegavam trazendo as imagens dos orixás e as filhas de santo ricamente vestidas.

“ Esse é o encontro da identidade cultural do nosso povo. Estamos felizes com o resultado do trabalho em parceria com a ABUC, porque sentimos a alegria dos filhos de santo, dos terreiros e a população que compareceu para prestigiar essa festa linda”, disse a secretária de Educação e Cultura, Cátia Alencar.

O prefeito Zito Barbosa e a vice-prefeita Karlucia Macedo também compareceram, e receberam o carinho dos devotos com a benção na roda de xirê. “ Esta é uma festa que transmite a religiosidade e devoção do nosso povo. Precisamos fortalecer e apoiar as manifestações populares como o Dois de Fevereiro “, disse o prefeito.

  • Compartilhe: