Destruição de carvoaria e apreensão de pássaros marca o início da Operação Guardiões do Cerrado, em Barreiras

O primeiro dia da Operação Guardiões do Cerrado, realizada em Barreiras por meio da parceria entre Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Companhia de Polícia Ambiental (Cippa/Lençóis), da Polícia Militar, foi marcado por apreensões de gaiolas e pássaros silvestres no bairro Santa Luzia e a destruição de uma carvoaria ilegal, no Buritis. A ação foi nesta quinta-feira, (16) e mobilizou duas guarnições com quatro componentes cada uma.

Os fiscais da secretaria e os integrantes da Cippa/Lençóis chegaram até os locais através de denúncias recebidas. “As denúncias chegaram na central do Ibama e foram repassadas para o Município”, explica o diretor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente, Judson Almeida. Ele reforça que as ações terão sequência até o final deste ano, em dias alternados e seguindo um planejamento prévio.

Os pássaros apreendidos são das espécies azulão, papa capim e trinca ferro, eles foram levados para o Centro de Triagem de Animas Silvestres do Inema, órgão responsável pelos animais apreendidos. No local, foram recepcionados e receberam os primeiros cuidados pelos técnicos do Instituto. Já na carvoaria clandestina, os fornos utilizados para fabricação de carvão foram destruídos pelas equipes de fiscalização. No local foi encontrada madeira retirada sem autorização e que seria transformada em carvão ilegal.

Dircom/PMB  – 16.09.2022

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo