Dentro da programação Outubro Rosa, Secretaria de Saúde de Barreira realiza atendimento noturno para mulheres

No mês dedicado à Campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo do Útero, a Secretaria de Saúde de Barreiras realiza vários procedimentos nas Unidades de Saúde com objetivo de incentivar o autocuidado das mulheres e a coleta de exames preventivos. Além do atendimento realizado ao longo do ano na rede de Atenção Primária à Saúde, a Secretaria intensificou o atendimento noturno nas Unidades de Saúde Emilly Raquel e Jardim Ouro Branco, e nas demais unidades de saúde pela manhã e tarde.

A proposta do atendimento noturno, conforme o secretário, é garantir maior número possível de mulheres com a rotina preventiva em dia. “Muitas mulheres trabalham durante a semana o dia todo, por isso, além do atendimento semanal pela manhã e tarde, disponibilizamos essas duas unidades de saúde para a realização de exame preventivo do colo do útero especialmente à noite, dando essa oportunidade para realizar esse exame que é fundamental para a saúde da mulher”, explica Melchisedec Neves, que ainda esclarece que para esse atendimento basta procurar uma unidade de saúde e fazer o agendamento.

Até o próximo dia 20 de outubro, quinta-feira, a coleta do exame preventivo do colo de útero acontece em todas as 48 unidades pela manhã de 7h30min às 11h30min, à tarde de 13h30min às 17h30min, e à noite 18h às 21h. No dia 21, sexta-feira, será realizado o Dia D de prevenção pela manhã e à tarde em todas as unidades. Dentro do Projeto Cuidando de quem cuida, a Secretaria de Saúde realizará também das 18 às 21h, no dia 21 de outubro, o Dia D nas Unidades de Saúde Emilly Raquel e Jardim Ouro Branco, exclusivamente para todas as profissionais de saúde de todos os equipamentos.

PCCU – A fim de analisar a natureza das células, e eventualmente, detectar a presença de alterações, o exame Papanicolau conhecido popularmente como PCCU é realizado para coleta de amostra do material do colo do útero. A coleta é rápida, simples e indolor. Para a realização do exame, é necessário que a mulher não esteja em seu período menstrual, pois pode atrapalhar na análise celular, e as mulheres grávidas também podem fazer o preventivo sem danos ao bebê.

Dircom/PMB – 13.10.2022

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo