Dança e música abre a programação da 12ª Primavera dos Museus em Barreiras

Música, dança, visitação e apresentações culturais marcaram a abertura oficial da 12ª Primavera dos Museus que aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 20, no Museu Municipal Napoleão de Mattos Macêdo. A programação especial é realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, dentro do programa Cultura e Arte por Toda Parte, através da Diretoria de Cultura em sintonia com a agenda nacional e disponibiliza uma programação diversificada durante três dias, colocando em pauta a funcionalidade dos museus no processo educativo.

Na acolhida ao público, a secretária de educação Cátia Alencar, enfocou o tema Celebrando a Educação em Museus, que envolverá mais 900 museus de todo país que abrirão o espaço para comunidade visitar, conhecer, refletir, discutir e trocar experiências, enfocando a preservação da memória e história das cidades.

“A ideia é mostrar para a comunidade a dimensão educativa dos museus. Visto que não são só para preservar e conservar a história, mas tem a função de educar e despertar a atenção para a valorização do patrimônio”, disse a secretária Cátia.

O ballet da Escola Mar e Ar encantou os visitantes com as apresentações de dança clássica, polonesa e ucraniana mostrando desenvoltura e leveza, as alunas ainda se apresentarão nesta tarde de quinta-feira e sexta-feira (21). A Orquestra dos Professores da Escola Municipal de Música Antoninho Sampaio com a participação dos alunos, também se apresentaram trazendo a sonoridade das músicas andinas com as flautas doce, e o rock com as guitarras e baixo. Eles ainda realizam mais duas apresentações ao longo da programação desta quinta-feira.

A temporada em Barreiras será coordenada pela equipe do Museu Napoleão de Mattos Macêdo e envolve uma série de ações gratuitas. O Museu ficará aberto nos dias 20, 21 e 22 de setembro das 9h às 22h, para que os visitantes possam conhecer o acervo museal, que conta com mais de 400 peças catalogadas e que ajudam a contar a história da região.

Confira programação completa:

Dia 20/09/2018 Quinta feira
09:00 h– Abertura oficial com Conjunto de Professores (Orquestra)
09:00 h– Visita Monitorada durante todo o dia (Escolas)
09:30 h– Apresentação de Ballet com a Escola Mar e Ar
15:00 h– Apresentação Bumba meu Boi, sanfoneiro e Batuque com Seu Nêgo
17:00 h – Apresentação de Ballet com a Escola Mar e Ar
19:00 h – Coro Sinfônico e Coral Feminino
20:00 h – Recicla Banda

Dia 21/09/2018 Sexta Feira
09:00h – Visita Monitorada durante todo o dia (Escolas)
09:30h – Palestra com Escritora Tina Laura com o tema Bulling
10:00h – Esquete Teatral “O Caso das Abóboras” com os alunos da Escola Municipal de Teatro
10:30h – Inclusão Social com a MIQUEI
16:00h – Lançamento do Livro – Escritor Anderson Castro – e Palestra Motivadora com incentivo da escrita
17:30h – Apresentação de Ballet da Escola Mar e Ar
18:00h – Os Amarantes
19:00h – Apresentação Teatral da peça “Uma caneta azul para a prova” com os alunos de inclusão da Escola Municipal de Teatro
19:30h – Apresentação do Estúdio de Dança Life com os alunos da Escola Luiz Viana, Coordenada pela Professora Eugenia Gil Oliveira
20:00h – Poesia (Soneto aos Urubus) com Ananias
20:30h – Banda 26 de Maio

Dia 22/09/2018 Sábado
09:00h – Visita Monitorada durante todo o dia
17:00h – Encerramento da 12ª Primavera dos Museus.