Cultura e Arte: Secretaria de Educação realiza 2ª Edição do Festival Artístico Estudantil Barreirense – FAEB

Seguir com os objetivos de incentivar a criatividade estudantil, bem como promover o intercâmbio cultural nas escolas e difundir talentos como uma das maneiras de expressão cultural, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, deu início nesta segunda-feira (8) na realização da 2ª Edição do Festival Artístico Estudantil Barreirense – FAEB. O Festival que tem caráter artístico, cultural e educativo acontece até sexta-feira (12), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com participação dos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos(EJA) das Escolas Municipais.

Logo na abertura do Festival com apresentação especial do StudioLife, os estudantes convidados das Escolas Municipais Francisco Joaquim, Juarez de Souza e Octávio Mangabeira, também o vice-prefeito Emerson Cardoso, a secretária de Educação Gabriela Nogueira, a subsecretária Cátia Alencar e equipe pedagógica da Secretaria de Educação, acompanharam as apresentações dos estudantes da EJA da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo e da Escola Municipal Santa Luzia, que apresentaram a dança Carimbó e Roda de Samba, respectivamente.

Conforme a secretária de educação, o FAEB deste ano teve o quantitativo de inscrições ampliado para as apresentações de Teatro, Música e Dança, divididos em quatro segmentos, sendo Educação Infantil (pré-escola) com caráter participativo e Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos com caráter competitivo.

 “Após o período mais crítico da pandemia, estamos retornando com muita alegria esse trabalho cultural e social perpetuado diariamente dentro das salas de aula, cuja principal meta é despertar o protagonismo artístico-cultural dos estudantes. A educação transcende os objetos de conhecimento vistos diariamente no ambiente escolar para a formação do cidadão. Assim, o FAEB traz as novas linguagens e faz com que esses estudantes transformem essas expressões em arte, tão importante para o processo educativo, para além da escolarização”, pontuou Gabriela Nogueira.

Serão cinco dias de apresentações, e nesta terça-feira (9), os estudantes de 13 escolas municipais se apresentam no palco principal. Na quarta-feira (10) pela manhã e quinta-feira (11), será a vez de descobrir os talentos na música, com apresentações dos estudantes pela manhã e à noite. Na quinta-feira (11), além das apresentações musicais, acontecerão as amostras teatrais à tarde. Já na sexta-feira (12), a premiação das escolas campeãs por modalidade.

Para o vice-prefeito de Barreiras, este é um momento de interatividade, de descobrir novos talentos barreirenses e, sobretudo, de valorizar a cultura. “Estamos muito felizes com o retorno deste evento, essa iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que busca trazer o protagonismo dos estudantes, mostrando a cada apresentação a criatividade individual e coletiva, trabalhando inclusive, o relacionamento interpessoal e o estímulo da veia artística dos jovens das nossas escolas municipais. Serão cinco dias de apresentações, estamos com boas expectativas neste momento que também é um intercâmbio cultural, de integração e valorização da família”, pontuou Emerson Cardoso.

Dircom/PMB – 09.08.2022

  • Compartilhe: