COVID-19: Prefeitura de Barreiras e forças de segurança mantêm fiscalização contra descumprimento dos decretos vigentes

Neste sábado e domingo, 17 e 18, com a adoção das novas estratégias de enfrentamento à pandemia, editadas pelos decretos estadual e municipal, as forças de segurança e a Prefeitura de Barreiras deram andamento à rotina de fiscalizações no município nas zonas urbana e rural. As abordagens do período também atuaram contra a poluição sonora.

No primeiro turno da sexta-feira, 16, as equipes de fiscalização saíram às ruas para orientar comerciantes e população sobre as novas estratégias definidas no último Decreto Municipal. No fim de semana, a movimentação foi considerada tranquila, no entanto dois estabelecimentos foram interditados e nove notificados. “A maior parte das ocorrências foram de estabelecimentos que não cumpriram os protocolos de distanciamento, espaçamento, com lotação superior ao permitido, e desrespeito às medidas sanitárias previstas nos decretos, essenciais para manutenção da saúde pública e no combate ao coronavírus”, explicou o coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Aires.

No combate à poluição sonora, também foram apreendidos dois equipamentos de som e os proprietários multados. “Essa é uma ação fiscalizatória que já faz parte da nossa programação, alinhado ao Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público Estadual. Com as apreensões e multas, conseguimos diminuir consideravelmente os índices de reincidência, e nestes casos a multa é triplicada e o equipamento destruído”, explicou o coordenador de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Judson Almeida.

Em Barreiras, as operações fiscalizatórias integram Polícia Militar (CIPM 83 e 84), Cootrans, Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.