Covid-19: Barreiras inicia vacinação dos trabalhadores da educação, pessoas com Síndrome de Down e transplantados

Mais um passo no combate à Covid-19 foi dado em Barreiras nesta terça-feira (04), com o início da vacinação dos trabalhadores da educação básica da rede pública, privada e do ensino superior, também de pessoas com Síndrome de Down e transplantados.

Com foco na celeridade da vacinação, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde, atendeu no drive-thru montado na Praça Padre Armindo (em frente ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Sandra Regina), os trabalhadores da educação que estão na ativa com idade entre 57 a 59 anos.

Já as pessoas com Síndrome de Down e transplantados foram atendidos no Salão Paroquial, anexo ao Santuário. A Secretaria de Saúde do Estado disponibilizou para essa etapa 450 doses do imunizante produzido pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca.

As equipes da Coordenação de Imunização de Barreiras (COPIM), juntamente com as equipes da Atenção Básica do município, já imunizaram mais de 18 mil pessoas com a primeira dose contra a Covid-19, e mais de 8 mil com a segunda dose. A professora Francisca dos Santos Custódio leciona há 25 anos na rede municipal e falou da alegria de receber a primeira dose da vacina.

“Esse era o momento muito esperado pelos professores, pois é o primeiro passo da imunização contra esse vírus que tem ceifado muitas vidas. O atendimento foi muito rápido, essa estrutura adotada pela Prefeitura passa mais confiança no momento da vacinação, agora espero ansiosa a aplicação da segunda dose. Sabendo que mesmo imunizados, temos que continuar com a prevenção para proteger inclusive o próximo, evitando principalmente aglomerações nesse momento”, destacou a professora que compõe o quadro de profissionais do Colégio Municipal Eurides Sant´Anna .

Conforme o secretário de saúde, a vacinação para os trabalhadores da educação, bem como para pessoas com comorbidades e demais públicos, acontecerá gradativamente de acordo com as distribuições das doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. “O dia de hoje com certeza era muito esperado, damos mais um passo importante com o início da imunização dos profissionais de educação, pessoas com síndrome de down e transplantados em nosso município. Conforme novas doses são disponibilizadas, damos sequência ao cronograma de vacinação”, pontuou Melchisedec Neves.