Coordenadores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada, em Barreiras

Com a proposta de capacitar para qualificar, ainda mais, o trabalho da Rede Municipal de Ensino em Barreiras e apresentar o material didático do Sistema SIM da FTD para o próximo ano letivo, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realizou durante toda esta quarta-feira (26), no auditório João do Biriba, da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, uma formação continuada para coordenadores pedagógicos e auxiliares de coordenação da Educação Infantil da rede municipal de ensino. Também estiveram presentes a diretora pedagógica  Aldeci Queiroz e a subdiretora da Educação Infantil, Kelly Wanessa.

O encontro foi aberto pela consultora educacional da FTD, Sandra Fiuza, onde apresentou todo o material didático para o ano letivo de 2023, o uso correto das informações, materiais do sistema, bem como, as novidades e os avanços tecnológicos da plataforma institucional do SIM utilizada pelas unidades escolares, e as suas diversas possibilidades.

De acordo com a subdiretora da educação infantil, durante o ano, foram realizadas cinco formações, e esta, já consiste em uma preparação para a Jornada Pedagógica do próximo ano. “Hoje está acontecendo uma formação continuada em exercício, é uma abertura da nossa jornada pedagógica de 2023. É importante que esses profissionais tenham acesso ao material para o planejamento das atividades, e que juntamente com os professores, esses coordenadores possam trabalhar para melhorar a avaliação da educação infantil. Essa parceria existe há quatro anos e a Secretaria de Educação tem fomentado resultados significativos do ponto de vista das melhorias pedagógicas”, disse Kelly Wanessa.

Com o tema “Aprendizagem, desenvolvimento e a prática pedagógica – Um olhar sobre a avaliação na educação infantil”, a palestrante da editora FTD, Silvana Ferreira, trouxe para a equipe de coordenadores e auxiliares a importância do profissional dinâmico, que deve ter um olhar diferenciado, e que orienta e permite a troca de experiência e aprendizado, possibilitando o elo de alunos e professores. Ao final da formação, todos os coordenadores receberam um kit contendo materiais impressos de formação com orientações pedagógicas.

Dircom/PMB 26.10.2022