Contribuindo para os melhores resultados do Agronegócio no Oeste, 6ª Operação Safra é lançada em Barreiras

O lançamento da 6ª Operação Safra 2019/2020 aconteceu na manhã dessa sexta-feira (03), no hangar 8 da Associação Barreirense Aerodesportiva (ABA). Considerada uma das maiores ações de apoio à segurança das comunidades agrícolas, a ação que visa garantir tranquilidade ao produtor rural, intensificará durante seis meses a ronda rural nesta época em que aumenta o índice de assaltos às propriedades rurais, transportadoras, roubos de cargas e fertilizantes na região oeste.

Coordenada pela Polícia Militar da Bahia, por meio do Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO), a Operação teve início no dia 01 de outubro e segue até 30 de março cobrindo os municípios de Barreiras, Angical, Baianópolis, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia e São Desidério compreendendo uma área de mais de 91 mil km². A ação conta ainda com o contingente do Comando de Policiamento Especializado, Cipe Cerrado, 3ª Companhia de Polícia Rodoviária, Rondesp, CIPRV, CIPT e as 85ª e 86ª CIPMs.

De acordo com o coronel Antônio Freire, representando o comandante geral da Polícia Militar Anselmo Brandão, a Operação Safra irá beneficiar cerca de 460 mil pessoas durante sua aplicação. “Para a Polícia Militar é uma satisfação poder mais um ano está presente nessa ação em parceria com os produtores da região. Nosso objetivo é a prevenção do crime e evitar que assaltos e outros tipos de delitos venham ocorrer durante esse início de plantio e colheita na região. Estamos com o efetivo tanto do policiamento especializado, também com policiamento aéreo com o GRAER, Cipe Cerrado, Rodoviário juntos”, pontuou Freire.

Apoiada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), que ajuda na logística e acolhimento do efetivo policial quando este precisa pousar nas fazendas, a Operação Safra é considerada relevante para os agricultores oestinos e tem reduzido o índice de criminalidade da região desde a primeira edição, em 2014. Presente no evento, o secretário de segurança cidadã e trânsito, Júnior Sampaio falou dos ganhos positivos da 6ª edição.

“Nossa região oeste é um grande polo produtor para o nosso país, a operação safra mostra a preocupação dos órgãos de segurança juntamente com os agricultores nesse período de plantio e colheita também para todos moradores que vivem e trabalham no campo. Tenho certeza que será mais um ano de resultados positivos nesse período destinado ao plantio de soja e algodão, e quando acontece maior trânsito de insumos agrícolas na região”, acrescentou o secretário Sampaio.

Na solenidade de lançamento também estiveram presentes o comandante do CPRO Cel. PM Osival Cardoso, Ten. Cel. Camilo Uzêda, Diretor geral da ADAB, Mauricio Barcelar, vice-presidente da Aiba, Odacil Ranzi, chefe de gabinete Marileide Carvalho, que no ato também representou o prefeito Zito Barbosa, além dos secretários de Meio Ambiente e Turismo Demósthenes Júnior, de Agricultura e Tecnologia, José Marques, agricultores, representantes de sindicatos e demais autoridades civis e militares.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo