Construção dos Sistemas Municipais de Cultura é discutido em Encontro Macro Territorial, em Barreiras

A construção dos sistemas municipais de cultura nos municípios das Bacias do Rio Grande e Rio Corrente foi tema do Encontro Macro Territorial realizado pela Secretaria de Cultura da Bahia, sob a coordenação geral da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura – SUDECULT com apoio da Prefeitura de Barreiras, nesta quinta-feira, 17, no auditório João do Biriba, da Escola Municipal Mirandolina Ribeiro Macêdo, em Barreirinhas.

Representantes de mais de vinte municípios e fazedores de cultura se reuniram durante o dia, para dialogar sobre políticas territoriais, Sistema Municipal de Cultura (SMC), sistema nacional, panoramas culturais e implementação do SMC nos territórios. Na abertura, atores da Escola Municipal de Teatro apresentaram um esquete teatral, evidenciando a busca de incentivo à arte e valorização dos artistas locais.

A subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cátia Alencar esteve presente juntamente com os subdiretores da Cultura, Humberto Júnior e André Vasco, a diretora da SEDECULT, Amanda Cunha, a diretora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Corrente, Vilma Souza, o diretor do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Rio Grande, Baltazarino Júnior, coordenador do Fórum Permanente de Cultura, Hudson Alves, a representante do Consid, Berê Brazil e a diretora da ADT, Barbara Lorena.

A diretora da SEDECULT, Amanda Cunha agradeceu a participação dos municípios, explicando que o encontro é uma oportunidade de entender e auxiliar na adesão ao Sistema Municipal de Cultura. “Durante todo o dia, vamos dialogar, ajustar ações, demandas e orientar sobre o SMC, que é peça fundamental na contextualização do direcionamento para as políticas públicas na cultura”, disse.

De acordo com a subsecretária Cátia Alencar, a articulação de políticas públicas em rede e envolvimentos dos atores culturais são essenciais para a troca de experiências e fortalecimento dos territórios.

“Barreiras sedia esse encontro macro territorial com grande expectativa, pois estamos em processo de consolidação do Conselho Municipal de Cultura, fazendo levantamento de todos os elementos culturais que compreendem nosso município, que tem uma cultura miscigenada, diferenciada e com diversas influências, trazendo em sua essência a ancestralidade e grandes histórias. Na rede municipal, conseguimos implementar a Lei Aldir Blanc e teremos agora a Lei Paulo Gustavo. E certamente, após esse encontro, vamos juntos buscar ainda mais a articulação de políticas públicas de âmbito nacional, regional e local”, destacou a subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Dircom/PMB- 17.11.2022