Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública – COE discute Plano de Ação Pela Vida com foco no enfrentamento ao Coronavírus

Com a observância do comportamento do coronavírus em Barreiras, o Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública – COE vem se reunindo semanalmente para destacar iniciativas que unam a preservação da saúde da comunidade e o fortalecimento dos serviços de saúde. No fim da tarde desta segunda-feira, 01, o debate destacou o plano de ação pela vida que realizará a setorização das ações com base no surgimento dos casos.

A reunião avaliou o andamento das fiscalizações do fim de semana com o retorno do funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, academias, barbearias e salões de beleza. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Canuto Ayres, o comércio tem colaborado, mas as fiscalizações serão intensificadas. “Receberemos reforços na fiscalizações com a chegada de mais servidores que serão agregados a nossa rotina. Nos fins de semana, trabalhamos por toda a madrugada no intuito de averiguar denúncias e fiscalizar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais sem descuidar da programação diurna ao longo da semana”, destacou.

Os membros também opinaram sobre a descentralização das atividades para atuar nos bairros onde o número de casos aumentou nos últimos dias. Isso incluirá medidas sanitárias, sociais e de saúde pública. Cada Secretaria levantou as estratégias para apreciação do comitê e posterior incrementação de logística.

De acordo com as temáticas discutidas, bairros como Barreirinhas, Morada Nobre e Morada da Lua, poderão passar por medidas mais restritivas em prevenção à Covid-19. As barreiras sanitárias também receberão reforços de segurança e aumento dos profissionais envolvidos com o objetivo de aumentar o número de aferições de temperatura. “É um vírus novo, então todo o nosso planejamento envolve a observação diária sobre como o quadro epidemiológico vem se formando, tudo isso sustentado nas nossas medidas preventivas e nas ponderações trazidas pelas secretarias de governo, membros do COE e do Comitê Interinstitucional”, comentou o secretário de saúde Anderson Vian.

O encontro foi conduzido pelo presidente do COE e secretário de saúde, Anderson Vian, e também contou com a presença do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras – CDL, Fábio Nogueira, os secretários de governo: Marileide Carvalho (Chefe de Gabinete), Júnior Sampaio (Segurança Cidadã e Trânsito), Cátia Alencar (Educação), Gislaine Barbosa (Administração e Planejamento), dos subsecretários: Emília Moreno (Educação), Aline Rego (Saúde) Rider Castro (Agricultura) e Roberto de Carvalho (Indústria e Comércio). Além da coordenadora do plano de ação, Ana Paula Miranda, os médicos infectologistas: Isabele Lucena e Jorge Luís, o diretor de comunicação, Edivaldo Costa, Janaina Oliveira, coordenadora de saúde do trabalhador, Dorimar Almeida, coordenador de Barreiras Sanitárias, Luana Castro, subcoordenadora de compras da Saúde e a coordenadora de Ações em Vigilância Sanitária, Andréia Rocha.